Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Peg pet é novo equipamento no combate ao descarte irregular em Nova Odessa


Peg pet é novo equipamento no combate ao descarte irregular em Nova Odessa Peg Pet instalado na Praça Central de Nova Odessa

 


Projeto do Consimares funciona na Praça Central


 


Você já parou para pensar nos danos que causa ao jogar uma garrafa pet vazia no chão? Além de sujar o meio ambiente, ela pode entupir bocas de lobo, servir como criadouro para mosquitos transmissores de doenças e ainda poluir rios e córregos. Agora, você já pensou em quanto pode contribuir se fizer o descarte correto?


 


Pensando em um local apropriado para o descarte das garrafas pets, mas também em aumentar a renda de quem trabalha com o recolhimento de materiais descartáveis, a Prefeitura de Nova Odessa, em parceria com o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), instalou na Praça Central José Gazzetta o “Peg Pet”.


 


O coletor é utilizado para o descarte de garrafas pets vazias. “Estive em Israel no ano passado e conheci um projeto semelhante. Além de não poluir o meio ambiente, já que as garrafas passam a ser descartadas corretamente, o material arrecadado também contribui para aumentar a renda das cooperativas que trabalham com o recolhimento dos recicláveis”, explicou o prefeito de Nova Odessa e presidente do Consimares, Benjamim Bill Vieira de Souza.


 


Ele contou que o projeto implantado em Nova Odessa é uma adaptação do sistema que conheceu em Israel. “Desenvolvi com a equipe do Consimares este projeto e instalamos esta semana o coletor na Praça. Tivemos recentemente uma reunião do consórcio e falei da iniciativa, que foi aprovada e deve ser implantada em outras cidades da região”, disse.


 


Superintendente do Consimares, o engenheiro agrônomo Valdemir Aparecido Ravagnani explicou que em Nova Odessa o material arrecadado será encaminhado para a Cooperativa de Reciclagem Coopersonhos, que tem parceria com o Município. “Esta cooperativa já atua na cidade e desenvolve um importante trabalho de destinação final dos reciclados. Certamente este material ajudará no aumento da renda dos cooperados”, explicou.


 


Segundo ele, a expectativa é que nos próximos meses o projeto seja implantado nas outras cidades que integram o consórcio. “Os prefeitos se interessaram pelo projeto e farão levantamento dos pontos em que podem receber os containers. É mais uma ação com assinatura do Consimares que trata da destinação correta dos resíduos”, finalizou.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login