Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Americana vai contratar consultas especializadas para reduzir fila de espera


Americana vai contratar consultas especializadas para reduzir fila de espera Lançamento de programa para reduzir fila de espera na Saúde

 


O prefeito de Americana, Omar Najar, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Gleberson Miano, e do vereador, Rafael Macris, lançou nesta quinta-feira (5), no auditório Villa Americana, o início do projeto “Saúde Já”, que deverá reduzir a fila no município em consultas médicas especializadas. Nos próximos dias, com a publicação do edital, os médicos de diferentes especialidades poderão manifestar o interesse em participar do projeto, com a oferta dos serviços à municipalidade.


 


O projeto, de iniciativa do vereador Rafael Macris, pretende reduzir a fila de espera em consultas na rede pública municipal, situação apontada pelo secretário de Saúde como uma das mais delicadas, já que a demanda por esses procedimentos é elevada e a prefeitura encontra-se impedida de contratar os profissionais por concurso público. “A gente precisa pensar em medidas efetivas que realmente vão contribuir com as pessoas que estão na fila de espera e a gente consiga desaguar essa fila, fazendo um número muito grande de consultas mensais”, explicou o vereador.


 


Pelo chamamento público serão contempladas consultas de 19 especialidades, como cardiologia, dermatologia, neurologia, oftalmologia, urologia, ortopedia, psiquiatria, entre outras. O valor estipulado para cada consulta será de R$ 52,00, cujo custo será mantido pelo Poder Executivo. O contrato dos serviços, conforme será especificado no processo de chamamento público, inicialmente, deve ser de 12 meses, podendo ser renovado conforme a legislação vigente.


 


De acordo com o secretário de Saúde, as consultas deverão ser realizadas por encaminhamento em locais indicados pela contratada, como ambulatórios ou consultórios médicos no município e serão acompanhadas pela própria Secretaria de Saúde. “O médico se credencia e, no consultório dele, num determinado horário do dia, ele irá disponibilizar o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). As guias serão liberadas pela Secretaria de Saúde e nós faremos o controle”, explicou Miano. 


 


Para o prefeito Omar Najar a iniciativa é de extrema importância, considerando que em Americana houve represamento das consultas em decorrência, principalmente, dos pedidos de exoneração de muitos médicos que não aceitaram a determinação administrativa de registrar o ponto eletrônico. “Nós temos algumas especialidades represadas devido a situações que foram criadas por questões de legalidade. A lei é clara, pessoa que trabalha na saúde ou em qualquer repartição pública é obrigada a carimbar o cartão eletrônico. A partir disso, houve uma debandada de aproximadamente 80 médicos que acharam que isso não serviria para eles, inclusive médicos concursados”, justificou.  


 


A Secretaria de Saúde também irá abrir um processo seletivo para a contratação de médicos que irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde para diminuir a demanda por consultas da Atenção Básica.  


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login