Seja bem vindo
Santa Bárbara,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

DAE executa explosão de rocha para construção de nova captação de água no rio Piracicaba


DAE executa explosão de rocha para construção de nova captação de água no rio Piracicaba DAE explode rocha para construir nova captação de água

 


O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana executou, na tarde desta segunda-feira (16), os trabalhos de decomposição de rocha por processo de explosão para a construção da nova captação no rio Piracicaba, entre as Avenidas João Nicolau Abdala e Lírio Corrêa (estrada velha de Limeira), região do bairro Carioba.


 


 


O investimento nas obras da nova captação será de R$ 12 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do DAE no valor de R$ 2,3 milhões. O prefeito de Americana, Omar Najar, acompanhou o início dos trabalhos e ressaltou a importância de uma nova captação de água para o município.




Estamos trabalhando para assegurar que a população de Americana tenha um sistema completo de captação de água, pois a captação atual está em operação desde a década de 1970. Portanto, é uma obra necessária e muito importante para a cidade”, disse o prefeito Omar Najar. 




O processo para a implantação da nova captação teve início em outubro de 2017, com a realização da etapa de limpeza e determinação topográfica. Na próxima etapa, serão executadas obras de escavação e construção do canal de captação, explicou o diretor geral do DAE, Carlos César Gimenez Zappia.




Para o trabalho de explosão de rocha nesta segunda-feira, foram utilizados 225 quilos de dinamite. Outras três detonações serão necessárias ainda, com variações de 200 a 500 quilos de explosivos.




Americana possuía duas unidades de tomada de água no rio Piracicaba, sendo que uma foi construída no final da década de 1950 e está desativada. A única em operação data do início da década de 1970.




Segundo Zappia, a captação é um processo que envolve várias fases. “Envolve, por exemplo, o gradeamento e o desarenamento e a tomada de água é simplesmente a retirada de água diretamente no manancial. O sistema de captação é mais adequado e eficiente”, concluiu o diretor geral do DAE.




O prazo de conclusão da obra da nova captação é de 15 meses.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login