Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Fundação mantida pelo Hospital Vera Cruz promove curso gratuito de primeiros socorros


Fundação mantida pelo Hospital Vera Cruz promove curso gratuito de primeiros socorros Curso de primeiros socorros ministrado pelo Hospital Vera Cruz

 


Capacitação orienta ao atendimento de emergências cardiovasculares e obstrução de vias aéreas




A Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), mantida pelo Hospital Vera Cruz de Campinas, abre 25 vagas ao público para uma edição gratuita e reduzida do curso de primeiros socorros que ocorrerá em 25 de abril, com duração de três horas. Neste formato, a capacitação abrange o atendimento das emergências cardiovasculares e obstrução de vias aéreas, situações que podem levar a uma parada cardiorrespiratória. O aprendizado do curso Salva Corações pode ser aplicado em adultos, crianças e bebês e o aluno recebe manual e certificado da Fundação.




A edição reduzida ministrada na quarta-feira é uma das versões do curso Primeiros Socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar e utilização do Desfibrilador Externo Automático, certificado pela American Heart Association (AHA). No modelo completo, que será apresentado no dia 27, na sexta-feira, o curso apresenta duração de sete horas e ensina habilidades e noções básicas de primeiros socorros, atuação em emergências médicas; emergências por ferimentos; emergências relacionadas ao meio ambiente; Paradas Cardiorrespiratórias (PCR) e a utilizar corretamente um desfibrilador externo automático (DEA). O aluno recebe uma carteirinha internacional da AHA, que tem validade de dois anos, quando é recomendável ao portador fazer uma reciclagem. O custo é de R$ 320,00, pode ser feito tanto por leigos, quanto por profissionais de saúde e está na grade de programação da FRRB a cada dois meses.




De acordo com a coordenadora administrativa da Fundação, Eliane Pinheiro, as duas versões do curso permitem a rápida identificação do problema, conduzem à correta sequência de atendimento para ressuscitação cardiopulmonar e preparam a pessoa para usar o DEA.




O curso de primeiros socorros é uma das diversas capacitações na área de saúde que a Fundação Roberto Rocha Brito oferece. Criada por médicos do Hospital Vera Cruz há 30 anos com o objetivo de garantir atualização e especialização da equipe do hospital, a FRRB abre ainda a possibilidade de profissionais de outros hospitais e também a população de que participem de cursos com os mais variados temas do segmento.




A FRRB é unidade credenciada da American Heart Association e inaugurou recentemente o seu Centro de Treinamento Dr. Irmo Huberto Morelli, que oferece salas de aula, anfiteatros, equipamentos e professores qualificados.




Lei Lucas




Está em fase de obter a sansão do prefeito de Campinas Jonas Donizette o projeto de lei (PL) conhecido como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros de parte dos professores e funcionários de instituições de ensino. Outros estados pegaram carona na iniciativa campineira e sugerem a mesma legislação. Em março, a Câmara Federal dos Deputados também aprovou o PL 9468/2018, com a diferença de ampliar a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros para estabelecimentos de ensino privado também. A proposta está em apreciação pelo Senado Federal.




A onda de projetos surgiu com o movimento encabeçado pela mãe de Lucas, Andrea Zamora Bettiati, e a tia, Alessandra Begalli Zamora. Lucas tinha 10 anos e morreu após se engasgar com um pedaço de salsicha durante um passeio escolar, em setembro de 2017, cujo laudo constatou asfixia mecânica. Naquela ocasião, especialistas que examinaram o corpo do estudante afirmaram que manobras de salvamento feitas por alguém que tivesse conhecimento básico de socorrismo poderiam evitar a sua morte.




Só em 2016, mais de 2,3 mil crianças de zero a 14 anos morreram devido à falta de pessoas habilitadas a prestar os primeiros socorros. Destas vítimas, mais de 800 foram por sufocamento.




Serviço



Curso de primeiros socorros Salva Corações (gratuito)


Treinamento prático de RCP e uso do DEA em adultos e crianças e manobras para desobstrução de vias aéreas


Data: 25 de abril, das 17h30 às 20h


Valor: gratuito. Inclui certificado da FRRB


Vagas: 25 pessoas


Curso Primeiros Socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar e utilização do Desfibrilador Externo Automático, certificado pela American Heart Association (AHA)


Data: 27 de abril, das 8h às 16h


Valor: R$ 320,00. Inclui livro e certificado do AHA


Vagas: 10 pessoas


Informações: frrb@hospitalveracruz.com.br ou telefones (19) 3734.3196/ 3122/ 3349


Local: Centro de treinamento do Hospital Vera Cruz - Rua Marechal Deodoro, 423, Centro - Campinas


Mais informações: https://frrb.com.br





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login