Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Em um ano, varejo da região fecha 704 postos de trabalho


Em um ano, varejo da região fecha 704 postos de trabalho Comércio varejista sofre com a crise econômica e faz demissões

 


Dados consolidados pela FecomercioSP mostram queda no emprego formal nas três cidades da base do Sincomercio


 


O comércio varejista da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) fechou 704 postos de trabalho entre maio de 2015 e abril deste ano, segundo levantamento da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Apenas três setores tiveram aumento na mão-de-obra.


 


A PESP (Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista de São Paulo), realizada mensalmente pela FecomercioSP com base em dados do Ministério do Trabalho, teve sua última atualização em abril, e mostra que, naquele mês, somente o varejo Nova Odessa teve aumento nos postos de trabalho (13). Americana e Santa Bárbara perderam, respectivamente, 31 e 5 vagas – saldo regional negativo de 23.


 


Setores


Os segmentos que mais fecharam postos de trabalho em 12 meses foram Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados e Materiais de Construção – 420 e 297 vagas a menos, respectivamente. Por outro lado, os únicos setores com saldo positivo foram Supermercados (abertura de 335 postos de trabalho), Farmácias e Perfumarias (39) e Autopeças e Acessórios (31).


 


Quadrimestre


Observando os números nestes primeiros quatro meses nos municípios pertencentes à base representativa do Sincomercio, verifica-se que não há geração de vagas no varejo de nenhuma das três cidades. Entre janeiro e abril deste ano, foram fechados 214 postos de trabalho, com saldo negativo em todos os municípios.


 


Tabelas


 


ABRIL/2016



 


ACUMULADO NO ANO DE 2016 (JANEIRO A ABRIL)



 


ACUMULADO EM 12 MESES (MAIO/2015 A ABRIL/2016)



 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login