Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Professor Barbosa completa 40 anos de Kung-Fu em Americana


Professor Barbosa completa 40 anos de Kung-Fu em Americana Mestre Barbosa: 40 anos dedicados à arte milenar chinesa

 


José Carlos Barbosa, conhecido como Mestre Barbosa e responsável pela Associação Bien-Hoo Shaolin Kung-Fu de Americana, completa este mês de maio 40 anos de treino e dedicação nesta arte milenar chinesa.


 


História




Ele iniciou os treinos em 1978 em Campinas, com Mestre Greg Tan e, em 1980 já se tornou instrutor e trouxe para Americana a primeira academia de kung-fu da região, tendo como Prof. Jorge Nakasawa. Em 1987 assumiu como responsável da academia.


 


Dos anos de 1983 a 1993 foi voluntário dando aulas no Clube da Santista para funcionários, filhos de funcionário e, posteriormente, para o público em geral, tendo aproximadamente 500 pessoas de 8 a 15 anos, que passaram por lá. “Esse período foi muito marcante como professor e pessoa, pois me dediquei muito e sei que ajudei na formação de muitas pessoas”.


 


Competição




A equipe de competição da Bien-Hoo começou em 1997 e o Mestre Barbosa em 1999, quando surgiu a categoria sênior em campeonatos abertos, regionais, interestaduais, paulistas e brasileiros. “Toda a equipe da Bien-Hoo possui mais de 1900 medalhas conquistadas, isso é muito importante. Pois além da formação de caráter, atuei ativamente no crescimento de cada atleta que desenvolveu a vontade de competir”, acrescentou Barbosa.


 


Seleção Brasileira




Em 2008 Barbosa foi convocado pela primeira vez para o treino da Seleção Brasileira de Kung-fu Tradicional e, através de sua dedicação e patrocinado pela lei de incentivo fiscal de Americana, conseguiu realizar um sonho de todos que praticam kung-fu, conhecer a China e representar o Brasil na primeira equipe brasileira de tradicional a participar do Mundial de Tradicional, conquistando 2 medalhas.




Mestre Barbosa foi o único brasileiro a participar de 5 mundiais seguidos: 2008, 2010, 2012, 2014 e 2017. Participou também do Internacional do Templo Shaolin em 2012 e 2014. Ao todo, foram 14 medalhas disputadas na China e ele conquistou 12, sendo 2 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze.


 


Campeonatos




Em campeonatos internacionais, Barbosa participou também em 2001 do Open Tradicional em Orlando EUA, 2006 Pan-Americano na cidade de Toronto/Canada, 2009 no Sul-Americano no Chile, 2015 Pan-Americano no Brasil e 2016 no Sul-Americano na Argentina.




Barbosa além de atleta é uns dos técnicos da Seleção Brasileira de Kung-Fu desde 2011. “Procuro ajudar outros atletas a realizarem seus sonhos, que é participar de campeonatos internacionais e principalmente o Mundial na China”, disse ele.


 


Medalhas




Com 60 anos, sendo 40 de kung-Fu, Barbosa coleciona 340 medalhas conquistas. “Consegui tantas realizações nesta arte que tanto dedico que nem sonhava em realizar. Se possível pretendo participar de mais um Mundial em 2019 e me aposentar como atleta. Agradeço o apoio da Secretaria de Esportes pela ajuda com o incentivo fiscal e sou eternamente grato ao Shopping Via Direta por ter acreditado em mim e me patrocinado desde 2015, meus alunos e minha família que sempre me incentivou”, finalizou ele.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login