Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Café Cassiano e Abic dão dicas para celebrar a data


Café Cassiano e Abic dão dicas para celebrar a data Café Cassiano - tradição na região

 


Como escolher? Qual o melhor preparo? O que significam os selos de certificação das embalagens?


 


O Dia Nacional do Café será comemorado nesta quinta-feira(dia 24). E para celebrar a data, o Café Cassino e a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) se uniram para compartilhar várias dicas interessantes aos apaixonados pela segunda bebida mais consumida no país.


 


Não importa qual a receita ou forma de preparo, o fato é que o café está presente em 98% dos lares brasileiros, sendo a bebida mais consumida no mundo depois da água. Natural e saudável, também ajuda na prevenção de doenças.


 


As variações são muitas: puro, pingado com leite, coado, filtrado, expresso, em cápsulas, combinado com outros ingredientes, cappuccinos, com ou sem creme. O importante é ter uma xícara sempre à mão.


 


O Café Cassiano possui mix de produtos composto pela linha Tradicional, Expressos, em grãos (para ser moído na hora), cápsulas entre outros.


 


Cada tipo de café da linha Cassiano é planejado e controlado desde a composição do seu blend, passando pelo ponto de torra, granulometria e tipo de embalagem. Para manter a homogeneidade, incluindo peso e sabor, existe um procedimento de controle sistematizado.  Os grãos são padronizados para que o consumidor reconheça, sempre, o mesmo paladar da marca Café Cassiano.


 


Pode ser encontrado em casas especializadas, super e hipermercados de Americana e região. E, também, pela página Facebook: www.facebook.com/cafecassiano.


  


Como escolher




O café é um produto que absorve odores. Por isso, quando for ao mercado só compre se o café estiver longe de produtos de limpeza e de higiene. Depois, coloque-o em sacola separado das demais compras.


 


A embalagem mais tradicional é a chamada almofada (saco). Há também a embalagens a vácuo (semelhante a um tijolo), um processo de embalar o café por meio da retirada do oxigênio. A vantagem é que tem validade mais longa, de 12 a 18 meses. Existem outros tipos de embalagem que preservam o café por 12 meses. São aquelas que têm válvula aromática e as que têm gás inerte, normalmente nitrogênio em seu interior. Nesses dois casos, o ar interno é removido e isto ajuda a preservar o aroma e o sabor por muito tempo. Independente do tipo de embalagem é importante que ela esteja intacta e bem conservada.


 


Ao comprar, verifique o prazo de validade. Muitas embalagens já trazem também informações como a origem do grão (em que fazenda/região foi cultivado, altitude, variedade), se a torra é clara, média ou escura.


 


O que são os selos de certificações?




Uma boa orientação para o consumidor são os certificados estampados nas embalagens. A Abic possui um Programa de Autorregulamentação que monitora, por meio de coletas nos pontos e vendas e de análise em laboratórios autorizados, mais de 3.000 marcas por ano. Somente após esse processo a indústria associada à Abic recebe autorização para estampar o Selo de Pureza. O PQC – Programa de Qualidade do Café classifica, garante e identifica a qualidade do produto com os selos das categorias Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet.


 


O Café Cassiano possui o Selo de Pureza em todas as suas embalagens, garantindo ao consumidor um produto especial, encorpado e saboroso, dentro das normas de qualidade.


 


Como armazenar e conservar o café em casa?




Guarde o pacote de café na despensa, bem longe do armário de produtos de limpeza e de higiene.


 


Depois de aberta, mantenha a embalagem ou transfira o pó para um pote hermeticamente fechado, e coloque preferencialmente na geladeira.  O pote tem que estar muito bem fechado para não entrar ar e, no caso da geladeira, para o café não entrar em contato com  a umidade e o pó não adquirir os odores dos outros produtos e alimentos lá guardados.


 


O pote deve ser de uso exclusivo do café. Quando for repor o produto, lembre-se de lavá-lo, mantê-lo limpo e livre do pó anterior. Evite misturar o final de um pó de café com um novo.  O ideal é consumir o café até duas ou no máximo três semanas após aberto.


 


Cuidados importantes




Use sempre água filtrada no preparo do café, e nunca a ferva em demasia. Não reaproveite o pó de café usado, chamado de borra, para preparo de nova bebida. Como o café é um produto que absorve qualquer odor ou perfume, só use detergente neutro para lavar os utensílios: canecão, bule, porta-filtro, garrafa térmica, canecas e xícaras.


 


Para garantir um café bem quentinho, escalde as xícaras com água fervente antes de servir e nos dias mais frios, escalde o próprio bule ou recipiente antes de passar o café. Escalde também a garrafa térmica, que deve ser de uso exclusivo para café. Importante: nunca adoce o café e só o mantenha na garrafa térmica por no máximo 1 hora – depois disso ele fica com gosto de requentado e perde todo o sabor.  Só adoce o café na xícara, na hora que for bebê-lo.


 


Faça o café na quantidade ideal para o número de pessoas que vai consumi-lo. Assim, além de ter sempre um cafezinho muito gostoso, você ainda economiza e não desperdiça, jogando o café no ralo.


 


Dicas de preparo




Independente se for preparar um café no coador de pano ou no filtro de papel, para um pó com torra média use entre 6 e 8 colheres de sopa rasas  para 1 litro de água (isso dá para fazer 20 xícaras. Se for fazer para 4 pessoas, use 3 colheres e 250 ml de água).


 


Para um pó de café com torra escura use entre 5 e 6 colheres de sopa rasas para 1 litro de água. Coloque o pó no coador ou filtro uniformemente e não compacte ou aperte a camada de café. Comece molhando o café pelas beiradas. Depois, despeje a água lentamente, em fio, bem no centro. Não mexa com a colher.


 


O café coado é a forma de preparo mais tradicional no Brasil e resulta em uma bebida suave. Se o coador for novo, ferva-o em água com borra de café antes do primeiro uso. Nas demais vezes, lave o coador após o uso apenas com água. Guarde-o dentro da água, em pote fechado, preferencialmente na geladeira e lembre-se de trocá-lo ao menos a cada 3 meses.


 


Já o café filtrado em filtro de papel resulta em uma bebida menos encorpada. O processo de preparo é o mesmo do café coado. Porém, o filtro de papel deve ser do mesmo tamanho do porta-filtro.


 


Existem outros tipos de preparo, como o café solúvel, que é prático e não requer nenhum equipamento. Basta adicionar água quente (ou leite quente) ao pó. Também práticos e fáceis de usar são os cafés em cápsulas ou sachês, um segmento que vem conquistando muitos consumidores, não só nos lares, mas também nos escritórios, consultórios e academias.


 


Aproveite essas dicas para comemorar o Dia Nacional do Café com uma bebida especialmente feita por você. Escolha sua xícara predileta e prepare um café puro, ou uma média, e sinta todo o aroma, o corpo e o sabor que dão tanta energia e pique no dia a dia.


 


SOBRE A DATA


 


O Dia Nacional do Café foi incorporado ao Calendário Brasileiro de Eventos em 2005, por sugestão da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), e simboliza a época da colheita na maior parte das regiões produtoras.


 


Festejado com diversas ações das indústrias de torrefação, cafeterias, cooperativas, exportadores, produtores, varejo, imprensa e por todos apaixonados por este produto, que é cultivado há mais de 290 anos em terras brasileiras.


 


Uma das mais antigas bebidas da humanidade, o café é um produto que se mantém atual e moderno, incorporando inovações que atraem os consumidores, levando-os à experimentação e à descoberta de qualidades e origens diferenciadas, com mais aroma e sabor. Sendo o segundo maior País consumidor de café no mundo, com a marca de mais de 21 milhões de sacas no ano de 2017, superado apenas pelos Estados Unidos, o Brasil é o maior produtor e exportador, gerando 5 milhões de empregos na cadeia produtiva, com um faturamento anual na marca de 7,5 bilhões de dólares.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login