Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vacinação contra gripe prossegue para grupos prioritários em Americana


Vacinação contra gripe prossegue para grupos prioritários em Americana Americana continua vacinando grupos prioritários contra a gripe

A vacinação contra gripe prossegue nas Unidades Básicas de Saúde de Americana para os grupos considerados prioritários. Segundo a Secretaria de Saúde, por orientação da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Estadual (CVE), a vacinação será realizada até que haja doses disponíveis. Americana já atingiu a meta, com uma cobertura vacinal de 91,38%.


Foram vacinados 81,69% de crianças menores de cinco anos (9.096 crianças vacinadas de um total de 11.135); 103,23% de trabalhadores da saúde (5.470 trabalhadores vacinados de um total de 5.299); 67,49% de gestantes (1.360 gestantes vacinadas de um total de 2.015); 110,57% de puérperas (366 de um total de 331); e 91,66 % de idosos (25.181 idosos vacinados de um total de 27.473). Foram imunizados, também, 13.074 doentes crônicos (este número não entra na porcentagem da cobertura vacinal de 91,30%).


Foram vacinadas 41.473 pessoas do grupo considerado prioritário, mais 13.074 do grupo de doentes crônicos, 1.004 detentos e 125 funcionários do sistema prisional, totalizando 55.676 pessoas vacinadas em Americana.


Americana registra atualmente 72 notificações de gripe H1N1; 31 estão aguardando resultados.  São 13 casos positivos  até agora, sendo  8 óbitos; 28 casos deram resultados negativos, sendo que 10 foram óbitos.


Recomendações para prevenção e redução da transmissão do vírus da gripe


O vírus influenza (gripe) é transmitido pessoa a pessoa  através de tosse e espirros ou tocando objetos/superfícies contaminados  e depois tocando a boca, olhos ou nariz.


1-Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca com lenços descartáveis.


 Caso não haja lenço ou toalha de papel prontamente disponíveis ao  espirrar ou tossir, é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa (“espirrar no cotovelo”) do que fazê-lo com as mãos, por meio das quais os germes são facilmente transferidos para outras pessoas ou para o ambiente.


2-Intensificar a limpeza, incluindo maçanetas, torneiras, telefones, teclados de computador, e demais objetos compartilhados, etc.


3-Lavar as mãos com freqüência com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz, para não contaminar os objetos. É também efetiva a fricção das mãos com álcool 70%.


4-Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.


5-Manter ambientes bem ventilados (abrir janelas e/ou portas)


6-Não compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, maquiagem e protetores labiais, canetas, borrachas,  bebedouros com bico, etc.


7-Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca, pois o vírus influenza penetra e infecta o organismo pelas vias respiratórias.


8-Beber bastante líquido, manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.


Os sintomas são febre alta ( maior que 38°), dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, apatia ou prostração. A pessoa que apresente este sintomas, deve procurar atendimento médico e se afastar da escola ou local de trabalho.


O quadro costuma ser mais grave em crianças, idosos, gestantes e pessoas com comordidades (cardiopatias, diabetes, renais crônicos, pneumopatias, obesidade).


ATENÇÃO: ESTES SINTOMAS QUANDO NÃO ACOMPANHADOS DE FEBRE OU ACOMPANHADOS DE FEBRE BAIXA (menor que 38°), não se enquadram na definição de caso suspeito.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login