Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Após reclamações, Prefeitura se mexe e intensifica ações contra queimadas


Após reclamações, Prefeitura se mexe e intensifica ações contra queimadas Queimadas se proliferam pela cidade e reclamações aumentam (Imagem Fernando Cassieri)

Em virtude do aumento expressivo das queimadas nos canaviais do Município de Santa Bárbara d’Oeste, que coincidem com a transferência da responsabilidade dessas áreas entre as empresas Usina Furlan e os grupos Raizen e São Martinho, o prefeito Denis Andia determinou um conjunto de medidas e ações imediatas visando o enfrentamento da questão.




Nas operações de auxílio à prevenção de novas queimadas, a Guarda Municipal e a Defesa Civil estão intensificando o monitoramento dos canaviais através das viaturas e também do patrulhamento aéreo, com auxílio das duas equipes de drones.




A fiscalização e autuação de multas relacionadas a esse tipo de crime ambiental são de responsabilidade da Polícia Ambiental Estadual e da CETESB. Por conta disso, a Prefeitura oficiou os dois órgãos competentes, notificando também em cópia o Ministério Público do Meio Ambiente e o GAEMA (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente). Além disso, o Município solicitou uma posição de alerta maior ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado.




As empresas privadas envolvidas – Usina Furlan e grupos Raizen e São Martinho – com a responsabilidade das áreas vulneráveis, também foram notificadas a respeito de todo o procedimento, das ações tomadas, assim como do interesse prioritário da Prefeitura para a solução deste problema.




Outra medida adotada foi a proibição da entrada e circulação de caminhões de cana na cidade, por meio de decreto municipal, em virtude dos danos causados à malha asfáltica e equipamentos viários, proporcionando mais segurança ao cidadão.




O prefeito Denis Andia determinou ainda, com urgência, o estudo de uma legislação específica que possa trazer ao Município outras ferramentas para a autuação de multas aos responsáveis, assim como restrições ao cultivo canavieiro, principalmente nas margens de rodovias – uma vez que o Município de Santa Bárbara d’Oeste não conta mais com nenhuma usina produtora de açúcar e álcool.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login