Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Escritora campineira tem livro selecionado para compor acervo de 561 escolas do estado de São Paulo


Escritora campineira tem livro selecionado para compor acervo de 561 escolas do estado de São Paulo Sandra Sahd no lançamento do livro ‘O Encanto da Minhoca’, realizado em 2017. Foto: Divulgação

 


A história de Naldinho – contada no livro “O Encanto da Minhoca”, de Sandra Sahd – foi escolhida para composição do acervo de bibliotecas, salas e espaços de leitura das unidades educacionais e centros educacionais unificados em todo o Estado por meio de edital que avaliou diversas obras literárias  


 


Há mais de sete anos focando seu trabalho nas virtudes humanas, Sandra Sahd segue disseminando, inspirando e motivando este conceito também por meio das palavras. Já são 14 obras literárias publicadas na carreira e uma delas acaba de ser selecionada para compor o acervo de bibliotecas, salas e espaços de leitura em 561 escolas da rede municipal de ensino do estado de São Paulo. Primeiro livro infantojuvenil da autora campineira, O Encanto da Minhoca é inspirado em fatos reais e conta a história de Naldinho relacionando-a com a virtude da gratidão.




A obra passou pelo crivo da comissão que avaliou obras em língua portuguesa de gêneros literários específicos e que, entre outros aspectos, usou como critério de avaliação a “diversidade de tradições, sociedades e problemas do mundo”, o “diálogo entre a linguagem verbal e outras linguagens que compusessem a obra”, “ilustrações e imagens artisticamente elaboradas” e “temáticas que motivassem a leitura da obra e estimulassem o público-alvo à novas leituras”.




“Recebi a notícia deste edital com muita alegria! Sempre quando escrevo e lanço um livro o objetivo é micro, local, porque grandes mudanças começam assim. Mas é chegada a hora de motivar, impactar e empoderar outras crianças. E ter meu livro escolhido para compor o acervo de tantas escolas do Estado só me faz crer ainda mais que transformar o mundo em um lugar melhor começa pelas virtudes. A partir de agora, um público mais abrangente vai poder reconhecer as experiências de Naldinho e se identificar com o poder da gratidão”, revela Sahd.




Na literatura, Naldinho cai de uma árvore e perde os movimentos de um dos braços; na vida real, um acidente de moto acarretou a imobilidade. Assim como na ficção, ele se viu diante de um impasse: lamentar a imposição de um limite ou agradecer por estar vivo e ter a chance de superar-se? Com ilustrações de Dimaz Restivo, o livro ganha ainda mais dinâmica com as personagens Florisbela e Filó – uma flor de lótus especial e uma minhoca encantada.




“Quando soube que a Sandra estava escrevendo o livro já me emocionei bastante. É muito legal saber que a sua história pode contribuir de alguma forma para a vida de outra pessoa. Agora, sabendo que o livro vai para tantas escolas, fico ainda mais lisonjeado. É uma oportunidade de provar que nada pode nos impedir. Minha vida mudou muito depois do acidente, mas cada dia me fez melhorar como pessoa e caminhar para uma vida muito agradável. Dentre tantas coisas que faço com um braço, além do telhado da minha casa, sigo no triathlon e já escalei os pontos mais altos do Brasil – inclusive, recentemente, superei meu pico de altitude no Nepal”, comenta Agnaldo Quintela, personagem homenageado no livro.




Publicado pela Pontes Editores, ao todo serão distribuídos 4.284 exemplares. “O edital selecionou kits para que as crianças tenham contato com diversas publicações, de diversos autores, e que, além de estarem disponíveis nas bibliotecas e salas de aula, poderão ser levados para casa, incentivando um grande rodízio de leitura durante as férias”, explica Margareth Graciano Cornélio, gerente editorial da Pontes Editores, que teve outros 08 livros selecionados no mesmo edital, sete no projeto Minha Biblioteca (incluindo ‘O Encanto da Minhoca’) e um no projeto Reposição de Arquivo. “É o reconhecimento de um trabalho árduo e de uma parceria incrível com os autores”, completa.




Todos os livros selecionados pela comissão comporão os acervos de CEUs (Centro Educacional Unificado), EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), EMEFMs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio), CIEJAs (Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos) e EMEBSs (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos).




Em 2018, o livro O Encanto da Minhoca foi mais uma vez adaptado para o teatro, dessa vez, para integrar a programação do projeto Por um Mundo de Virtudes, executado em seis escolas estaduais de Campinas pela organização social Embaixadores da Prevenção – fundada por Sandra em 2011, com patrocínio do Bradesco via Lei de Incentivo à Cultura.




Sobre a autora




Educada ao lado do Padre Haroldo Rahm desde que nasceu, Sandra Sahd é apaixonada pelo ser humano e por todas as possibilidades que ele tem de transformar o mundo em um lugar melhor. Bacharel em Educação Física pela UNICAMP, é especializada em Captação de Recursos pela Universidade de Indiana (EUA), palestrante e autora de livros infantis. Fundadora da organização social Embaixadores da Prevenção, o objetivo principal de Sandra é empoderar as pessoas para que, por meio das virtudes, possam transformar a sociedade. Saiba mais em www.sandrasahd.com.  




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login