Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lar dos Velhinhos de Campinas celebra mais um ano de luta


Lar dos Velhinhos de Campinas celebra mais um ano de luta Lar dos Velhinhos completa 112 anos

 


Com queda na arrecadação de 40% por conta da crise, LVC segue sendo referência na assistência para idosos no país


 


 


No dia 25 de julho, segunda-feira, o Lar dos Velhinhos de Campinas estará em festa! A instituição celebra 112 anos de muita dedicação e amor à população idosa da cidade. E para comemorar, o LVC contou com a grande ajuda dos parceiros, voluntários e colaboradores para armar um festejo daqueles para seus 80 moradores nesta segunda-feira, dia do aniversário. 

Às 11h, um almoço especial será preparado pela Vila Paraiso Souzas, associada da Adegas (Associação dos Estabelecimentos de Gastronomia de Sousas e Joaquim Egídio). A associação também contribuiu com a doação de 200 brigadeiros da Cheescakeria de Souza. 
 O bolo com quase 20kg será um presente da Romana. O salão CKamura Campinas terá 5 profissionais à disposição dos moradores para fazer corte de cabelo e design de sobrancelha. A decoração ficou por conta de Ingrid Vasconcelos; a fotografia será feita por Marco Flávio; e a animação com som será do DJ Marco Ferrari. O evento conta ainda com o apoio da Serv Lar (mesas e cadeiras) e Giu Monteiro (cerimonialista). 


 


Aos longos dos últimos 16 anos, a superintendente da entidade, Geise Fabiana Silva, comenta que o Lar evoluiu muito na questão de estrutura, tudo fruto da boa administração seguida por décadas. “Sinto-me orgulhosa de trabalhar em uma instituição que é referência nacional ao cuidado para com o idoso”, completa. No entanto, ainda existe muito que melhorar. Geise enfatizou que existem alguns projetos parados pela baixa nas arrecadações de doações, aprofundada com a situação econômica do país. 

A reforma da cozinha central e a construção de uma piscina coberta para atividades de hidroginástica fazem parte desses planos parados por falta de verba. “Tivemos uma queda de 40% e não pudemos dar continuidade. As conclusões desses projetos auxiliariam muito na agilidade, na qualidade dos serviços prestados e fariam toda a diferença para atingir nossa missão, que é promover qualidade de vida aos idosos carentes residentes”, reforça.



Uma das moradoras que seriam beneficiadas com essas melhorias é Natalina Ângela Guadagnini, 90, moradora mais antiga do LVC. Ela chegou à entidade com apenas 25 anos, em 1950, para trabalhar em troca de alimentação e moradia quando o Lar era “Asylo dos Inválidos”.  Tímida, ela conta que só tem a agradecer por esses mais de 65 anos. “Quando eu era moça, o espaço aqui era diferente. Hoje é muito mais bonito. Tenho tudo o que preciso aqui e não me imagino morando em outro lugar”.


 


História do LVC
O ponto de partida se deu há pouco mais de um século, quando o jornalista Antônio Sarmento, iniciou uma campanha na imprensa para que fosse criado em Campinas um local de atendimento aos carentes. A cidade crescia em desordem, sem planejamento social e urbano, e era crescente o número de desabrigados em condições sub-humanas pelas ruas da cidade.


Após cinco anos promovendo debates e motivando a sociedade campineira, no dia 25 de julho de 1904, Dr. Paulo Machado Florence - então Delegado de Polícia – reuniu um grupo de pessoas de expressão, como Joaquim Villac, João de Paula Castro, Luiz José Pereira de Queiroz, Euclides Teixeira, Aristides Pompeu, Virginio Jacobsen e Padre Manuel Ribas D´Ávila, para fundar o “Asylo de Mendigos”.


Em 13 de agosto de 1905, na Câmara Municipal de Campinas, foi realizada uma assembleia geral para a eleição da primeira diretoria definitiva do local. Foram eleitos o presidente Orosimbo Maia (que se tornaria em 1907 o primeiro prefeito eleito de Campinas) e o Vice-Presidente Alberto Sarmento.


O local escolhido para as instalações do asilo foi uma chácara comprada do Coronel Bento Bicudo. A inauguração aconteceu em 10 de dezembro de 1905, no entanto, com um nome diferente: “Asylo de Inválidos”.


Com o passar dos anos, a maior parcela dos carentes em abandono correspondia aos idosos. Isso fez com que a instituição se especializasse ao longo das décadas para que, em 1972, reformulasse seu nome para Lar dos Velhinhos de Campinas. Desde sua origem a Instituição nunca teve vínculos religiosos ou partidários.


 


Seja um colaborador!


Para fazer doação pontual, por meio da Nota Fiscal Paulista ou ser voluntário do Lar dos Velhinhos de Campinas, basta entrar em contato pelo telefone da instituição (19) 3743-4308


 


Lar dos Velhinhos
Endereço: Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas


Telefones: (19) 3743-4300 | 3743-4308


www.lvc.org.br


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login