Compromisso com a vida

Compromisso com a vida

Por Chico Sardelli 27/09/2017 - 19:54 hs
Compromisso com a vida
Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde

 

Programas e projetos que dão resultados precisam ser destacados e valorizados. Esse é o caso do Programa Município VerdeAzul, que completa em 2017 dez anos que foi criado pelo governo do Estado de São Paulo. Acompanhei há poucos dias evento na cidade de Rio Claro em que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente divulgou a relação dos municípios paulistas melhor preparados até o momento e os que mais evoluíram nessa segunda pré-certificação do PMVA. O anúncio final do ranking ambiental deste ano acontecerá em dezembro.

 

Os municípios são instrumentos para que as políticas ambientais avancem e é fundamental esse tipo de incentivo para que os gestores públicos envolvam suas equipes na busca da certificação com o selo VerdeAzul. O próprio secretário de Meio Ambiente do Estado, Maurício Brusadin, reconheceu esse programa como um dos mais importantes de sua Pasta, considerando ainda que os seus dez anos de existência confirmam seu êxito e vem sendo até mesmo referência para a Comunidade Europeia.

 

As cidades vão cumprindo suas metas e são avaliadas em dez diretivas norteadoras da agenda ambiental, abrangendo temas estratégicos, que são: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.


Esse programa dá um direcionamento aos municípios na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. A participação das cidades no PMVA também facilita a liberação de recursos estaduais para projetos na área de meio ambiente e aquisição de equipamentos.


O governador Geraldo Alckmin mostra sua preocupação com as questões ambientais ao manter em seu governo programa de tão alta qualidade, que pensa no presente e no futuro, estimulando e auxiliando as Prefeituras e a comunidade em suas ações ambientais, que refletem em melhoria na qualidade de vida da própria população.


Tudo o que fazemos pelo meio ambiente ainda é pouco diante das ameaças aos recursos naturais, das atitudes predadoras do homem com a natureza, com o planeta em que vive. Precisamos agir agora, reduzir os impactos de ações que destroem a natureza e pensar nas próximas gerações. Parabéns aos municípios paulistas que estão empenhados nessa missão de proteger o meio ambiente, assumindo um compromisso com a vida!