Dia da Mulher. Longo caminho a percorrer!

Por Antonio Martins 08/03/2019 - 12:32 hs
Dia da Mulher. Longo caminho a percorrer!
Antonio Martins, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Americana

 

8 de março é o Dia Internacional da Mulher, data reconhecida pela ONU e comemorada em diversos países. Aprendemos que esta foi a data de um incêndio numa fábrica têxtil em Nova York em 1857 que matou cerca de 120 mulheres trabalhadoras. O incêndio foi provocado porque as mulheres reivindicavam melhorias trabalhistas.


Dentro do movimento sindical observo que houve avanços ao longo dos anos, mas que ainda é pouco. E este pouco está ameaçado. A Reforma Trabalhista (ou desmonte trabalhista?) feita em 2017 é retrógrada e ofensiva às mulheres quando permite que trabalhem grávidas em condições insalubres; quando cria o trabalho intermitente; quando propõe a terceirização geral; quando efetiva o banco de horas...Esquecem que, além de tudo, as mulheres tem dupla jornada. Depois do trabalho vem os afazeres domésticos, pouco compartilhados pelos homens. E mais; o IBGE confirma em estatísticas o que estamos cansados de ver: a mulher ganha, em média, 20% menos que o homem.


Feita a Reforma Trabalhista, avançam agora, sem critérios e pensando somente em agradar os grandes grupos interessados na previdência privada, para a Reforma Previdenciária. E lá está a mulher de novo, sendo empurrada para uma condição que não condiz com suas necessidades e particularidades. Oras! Analise-se a taxa de desemprego feminino, as interrupções profissionais por questões familiares e pessoais e chega-se à clara certeza que não conseguirão mais se aposentar.


Saindo do movimento sindical e das reformas políticas sem bases reais, vamos às ruas. E ali encontramos assédios, espancamentos e mortes em escala crescente. Por isso, precisamos ter bem claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido . Não há como cruzar os braços. Ainda há muita desigualdade, muito preconceito...Dizer o contrário é tapar o sol com a peneira.

 

Antonio Martins

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Americana