Dilemas da gravidez

Por Oscar DAmbrosio 22/05/2019 - 21:30 hs
Dilemas da gravidez
Oscar DAmbrosio é jornalista e gerente de comunicação e mkt da Faculdade de Ciências Médicas de SP

 

A gravidez precoce é um tema que merece toda atenção. Geralmente, é discutida devido a casos de estupro de abandono da menina por um pai jovem e irresponsável. Raras vezes a questão é tratada pelo ponto de vista que de jovens que se amam entre si e que desejam o nascimento da criança e cuidar dela, embora nem sempre saibam o que isso exatamente significa.


O filme francês ‘9 meses’, dirigido por Guillaume Senez, conta exatamente essa história. Max e Melanie são jovens, apaixonados e ela engravida. A obra consegue contar como é o lidar dessa experiência inesperada para eles e para os pais. Sentimentos diferenciados se mesclam ao longo da narrativa nas decisões entre ter a criança/abortar e como criar o bebê.


Em paralelo, o jovem tem o sonho, alimentado pelo pai, de ser goleiro profissional. E surge a oportunidade de teste em um grande clube. No entanto, como conservar a cabeça no lugar e enfrentar a pressão física e psicológica para ter êxito no esporte às vésperas de ser pai cedo. Essa narrativa paralela à principal mostra como o mundo prossegue sua jornada mesmo em meio a tsunamis pessoais.


A maneira como os pais dos jovens lida com a gravidez inesperada é um caso à parte, pois cada um interpreta o que está acontecendo pela própria experiência, seja de mãe solteira ou como casal separado. O nascimento do bebê, nesse contexto, deixa de ser um fato de alegria para ser um foco de tensões e atenções. Muito há a aprender nessa jornada. E o filme colabora com múltiplas e precisas indagações...


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.