A importância de um treinamento

Por Geraldo Rogério Santos 13/09/2019 - 12:33 hs
A importância de um treinamento
Profº Geraldo Rogério Santos é técnico em segurança do trabalho

 

O treinamento é algo muito importante dentro de uma empresa para capacitar os profissionais que nela atuam, e contribuir para o desenvolvimento das atividades com qualidade proporcionando aos clientes um atendimento que atenda as anseios dos clientes.


Embora muitas empresas, não dêem muita importância para programas de treinamentos bem elaborados e bem desenvolvidos, a ausência de profissionais bem treinados pode levar as empresas a ter uma queda substancial na colocação dos seus produtos no mercado.


O trabalhador necessita passar por um processo de treinamento para que o mesmo entenda a importância da sua função dentro da estrutura da empresa e o quanto o seu trabalho contribui para o desenvolvimento da organização.


Um trabalho realizado sem o devido conhecimento pode vir a causar danos gravíssimos as pessoas, meio ambiente, instalações e continuidade do processo e estas informações devem ser de total conhecimento dos trabalhadores.


Para embasar a colocação acima feita por mim, relato um fato que aconteceu comigo hoje e que me fez pensar por várias horas sobre as consequências do ocorrido, parece um fato corriqueiro que acontece todos os dias, mas que pode ter graves consequências.


Estava eu em uma cafeteria qualquer em uma cidade da nossa região, sendo esta cafeteria situada em uma localização, onde circulam diariamente muitas pessoas e vi na estufa alguns salgados que pareciam ser deliciosos. 


Perguntei a atendente qual o sabor daqueles salgados e ela me disse que tinha um bolinho de carne e outro semelhante de carne seca, pedi então o de carne seca, paguei e saí comendo.


Quando dei a primeira mordida neste bolinho vi que o mesmo era de bacalhau. 


Para mim sem problemas comer bolinho de bacalhau, gosto muito de bacalhau e não tenho problemas fisiológicos quando como algum alimento contendo peixes e derivados.


Mas, como tudo nesta vida serve como exemplos comecei a pensar:


E se eu não gostasse do bolinho de bacalhau?

E se eu fosse alérgico a bolinho de bacalhau?

Quais as consequências deste ato falho da funcionária que estava atendendo no balcão?

Quais as responsabilidades civil e criminal que poderiam ser impostas ao estabelecimento e a sua funcionária?

Qual será o dano causado a imagem da empresa perante ao cliente?


Diante de todos estes questionamentos, cheguei à conclusão e resolvi escrever este texto para mostrar que o treinamento é uma arma poderosa para auxiliar as empresa e profissionais a terem suas marcas consolidadas no mercado e serem fortes e evitar que possíveis incidentes e acidentes ocorram atrapalhando o desenvolvimento das atividades da empresa e atrapalhando a vida do profissional.


O profissional bem treinado contribui para o crescimento da organização em que atua e torna a sua vida profissional mais eficaz e eficiente.


Treinamento não algo que pode ser ministrado somente por grandes corporações a funcionários de grandes conglomerados industriais e comerciais.


Treinamento é algo que deve ser dado a todos as pessoas que desenvolvem atividades de trabalho e se relacionam com o mundo corporativo seja de forma direta ou indireta.


Fica a dica.

 

Profº Geraldo Rogério Fernandes dos Santos, é técnico em Segurança do Trabalho, pedagogo, psicopedagogo e especialista em educação corporativa