Graças a Deus

Por Oscar DAmbrosio 10/03/2020 - 16:53 hs
Graças a Deus
Oscar D´Ambrosio é jornalista e gerente de Comunicação e MKT da Faculdade de Ciências Médicas de SP

A Arquidiocese de São Paulo anunciou, dia 5/3/2020, a criação de um sistema de notificação de abusos sexuais por integrantes da Igreja Católica. A iniciativa cumpre determinação do Papa Francisco que deu prazo até maio de 2020 para que todas as dioceses criem serviços de queixa e resposta para relatos de violência sexual e assédio.

O tema já foi tratado de maneira contundente pelo filme francês “Graças a Deus”, de François Ozon. Baseada em fatos ocorridos em Lyon, a obra conta como um grupo de homens maduros se organiza para denunciar à igreja e à imprensa abusos sexuais que sofreram na infância e que afetaram de maneiras diferentes todas as suas vidas.

A organização busca à imprensa ao perceber os entraves burocráticos da própria igreja, que é obrigada a admitir, por documentos apresentados, que sabia dos casos, mas que não só falhou em tomar providências punitivas como continuou a permitir que o sacerdote denunciado trabalhasse com crianças no catecismo.

Uma das principais riquezas da obra está em verificar como os três personagens principais reagem ao ato de violência que sofreram. Um deles entra em crise quando os filhos estão prestes a ser crismados; o outro decide se afastar da igreja; e um terceiro, superdotado intelectualmente e desajustado socialmente, começa a ter profundas crises nervosas.

O filme alerta como o tema não pode ser subestimado ou considerado desimportante simplesmente porque se deu há muitos anos. Pelo contrário, nenhum caso de pedofilia pode ser esquecido ou jogado no lixo da história justamente porque cada vida que foi afetada é um filho de Deus a sofrer pela Terra.  

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.