O passado determinando o futuro

Por Oscar DAmbrosio 06/05/2020 - 10:17 hs
O passado determinando o futuro
Oscar D´Ambrosio é jornalista e gerente de Comunicação e MKT da Faculdade de Ciências Médicas de SP

Se você acredita que é impossível se libertar do passado, precisa ver o filme “Adopt a Highway”, de Logan Marshall-Green, com Ethan Hawke interpretando com extrema delicadeza e melancolia um homem que, após passar mais de 20 anos preso por envolvimento com drogas, é libertado e encontra um bebê em uma caçamba de lixo.

Ele procura cuidar da recém-nascida Elle, mas, com medo de ser acusado de sequestro, procura a polícia. Quando percebe que está prestes a ser indiciado injustamente, retorna à sua cidade natal, onde faz as pazes com o pai, já falecido, por meio de uma carta que estava guardada em um cofre e de uma coleção de selos preservada em um depósito.

O roteiro e o ator conseguem passar as numerosas nuances de um personagem perdido em si mesmo e que procura se adaptar a um mundo novo, em que, por exemplo, ter um e-mail e saber lidar com computadores é uma obrigação. O final, com uma surpreendente reviravolta, reforça o poder do filme de discutir o sentido da vida.

O grande ensinamento que o filme traz está na resiliência do protagonista. Poucos acreditam inteiramente nele; e costuma ser visto com desconfiança pelo seu passado prisional. Assim, precisa se esforçar ao dobro para atingir o que almeja, inclusive quando fornecer segurança a Ella passa a ser mais  importante do que a si mesmo. É para ver, pensar e se emocionar.


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo