Sonho com o encontro com filho

Por Oscar DAmbrosio 31/08/2020 - 11:43 hs
Sonho com o encontro com filho
Oscar D´Ambrosio é jornalista e gerente de Comunicação e MKT da Faculdade de Ciências Médicas de SP
 
O que é um sonho? Pode ser o desejo de se recuperar algo que já se teve ou de atingir algo que apenas se imagina. A sua manifestação se dá das mais diversas maneiras, desde as mais racionais e equilibradas às mais intuitivas e desvairadas em um caminho que nos leva a buscar sempre algo a mais.
 
A imagem “Sonho com encontro com filho”, de Maria Tereza Braz, de Portugal, reúne diversos elementos simbólicos. Sobre um fundo tranquilo de céu azul, com um skyline em preto na parte inferior, temos uma meia lua em branco, além de uma escada, um anjo e um sol em um contido esplendor perante a grandiosidade do satélite.
 
Essa predominância da lua nos leva a navegar pelas camadas do inconsciente e do desconhecido, universo em que a escada sugere justamente esse movimento ascensional para um local desconhecido. O anjo que a porta, nesse contexto, funciona como um intermediário entre o profano da humanidade e o sagrado da divindade.
 
O grande desejo de cada um se expressa nos sonhos que permitem um respiro no cotidiano. Para atingir aquilo que podemos chamar de felicidade ou de momento positivamente intenso da existência, a vontade de se elevar, tirando os pés e a mente do chão, para atingir o aparente irrealizável, precisa ser onipresente. A pintura de Maria Tereza Braz nos lembra disso.
 
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br