A importância da USP para todos nós

Por Professora Bebel 31/05/2021 - 19:23 hs
A importância da USP para todos nós
Professora Bebel, presidente da Apeoesp e deputado estadual



Em minha página no facebook (professorabebel), compartilho o vídeo produzido pela Universidade de São Paulo (USP) mostrando a importância da instituição no cotidiano de nossas vidas, por meio da pesquisa e produção científica, medicina, ensino, arquitetura, economia, letras, ciências humanas, ciências exatas, música, artes, da cultura de forma geral. Em todas as áreas há um pouco da presença da mais antiga e maior universidade do país.


Lamentavelmente, neste momento de pandemia, quando os governos deveriam investir mais na ciência e na tecnologia como instrumentos fundamentais de proteção à vida e de promoção da saúde de toda a população e do desenvolvimento do país, assistimos ao descompromisso dos governos Jair Bolsonaro e João Doria com políticas públicas nessa área.


Hoje muitas universidades federais correm o risco iminente de interrupção de cursos e centenas de pesquisas em andamento, em todas as áreas. A política de Guedes/Bolsonaro é de sucateamento do ensino superior público, cortando verbas e sistematicamente atacando nossas universidades, seus professores, pesquisadores e estudantes com calúnias, visando desinformar a população para justificar seus ataques.


Em São Paulo, o governador João Doria também não investe em educação pública, nos seus diversos níveis e, da mesma forma que Bolsonaro, trabalha contra as universidades, a ciência e a tecnologia. Não fosse a resistência e a mobilização da comunidade universitária e de todos os que valorizam a educação pública, Doria teria retirado das universidades estaduais (USP, UNESP, UNICAMP) por meio do projeto de lei 529/2020, mais de R$ 1 bilhão que essas instituições haviam economizado por meio de suas fundações para investimento em ensino e pesquisa. Além disso, desde que assumiu o governo, vem promovendo seguidas reduções de verbas.


Cada de nós e o conjunto da sociedade têm um papel na defesa de nossas universidades federais e estaduais, pois a educação, a ciência e a tecnologia são os nossos passaportes para um futuro de desenvolvimento, soberania e justiça social. O link do vídeo:

https://youtu.be/GyrwNpnCfvc



Professora Bebel é presidenta da Apeoesp, deputada estadual, líder da bancada do PT na Alesp e vice-presidenta estadual do PT