Nenhum direito a menos!

Por Professora Bebel 20/05/2022 - 12:45 hs
Nenhum direito a menos!
Professora Bebel é presidente da Apeoesp e deputado estadual pelo PT

Na quinta-feira, 19 de maio, a APEOESP concretizou uma importantíssima iniciativa deliberada em seu Conselho Estadual de Representantes, ao lançar no auditório da sede central, em São Paulo, o Comitê Estadual Sindical de Luta, cujo objetivo central é o de juntar forças para interferir na conjuntura e no processo eleitoral em curso no país e no estado de São Paulo, construindo uma plataforma com os posicionamentos e reivindicações dos profissionais da educação, dos servidores públicos, dos trabalhadores e da população que mais necessita do Estado. Com essa plataforma, os integrantes do Comitê irão dialogar com a população e com os candidatos ao governo do Estado e à Assembleia Legislativa.

 

Essa plataforma, cuja versão inicial foi distribuída no lançamento,  receberá contribuições de todos os segmentos, conterá nossa concepção do papel do Estado e, entre outras questões, a exigência de revogação da reforma da previdência, do confisco de aposentados e pensionistas, da reforma administrativa, posicionamento contra a reforma trabalhista, revogação do subsídio, programas educacionais excludentes e demais ataques. Além de propostas para que o Estado cumpra seu papel, valorize os servidores, atenda às necessidades da classe trabalhadora, da juventude e do conjunto da população.

 

A convite da APEOESP, participaram do lançamento do Comitê representantes da Central Única dos Trabalhadores, da Intersindical, da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e de sindicatos, associações e movimentos. É o início de um processo que ganhará corpo com a participação de dezenas de outras entidades e movimentos.


Os trabalhadores, os servidores públicos das diversas áreas, a juventude, os movimentos populares não ficaram passivos diante do pleito que definirá os rumos do nosso país e do nosso estado. Está na ordem do dia a luta contra a carestia, o desemprego, a miséria, o abandono, a desesperança que tomou conta da sociedade. Vamos pautar os candidatos e orientar o voto da população naqueles que tiverem verdadeiro compromisso com a melhoria das condições de vida do povo, sobretudo dos que mais precisam. Enfim, nos que se comprometerem com o fortalecimentos do Estado e o resgate das políticas públicas e dos serviços públicos para atender a todos e todas, mas principalmente à população mais pobre. Para tanto é necessária a valorização do funcionalismo, que há anos vem sendo vítimas de sucessivos ataques.

 

Como um dos encaminhamentos principais, ficou definido que serão constituídos comitês em todas as regiões do estado, sendo que as subsedes da APEOESP tomarão iniciativas para viabilizar a unidade regional de todas as entidades e movimentos para que esses comitês possam efetivamente realizar um trabalho junto às diversas categorias profissionais, às comunidades e à população em geral para que o comitê possa interferir na conjuntura atual no sentido da construção das transformações necessárias  no estado de São Paulo e no Brasil.

 

Chega de autoritarismo. Chega de desmonte do Estado, destruição dos serviços públicos e de desvalorização dos servidores. Queremos um novo futuro para a população paulista e para todo o povo brasileiro e nos juntamos à corrente de esperança que vai mudar o nosso país.

 

Professora Bebel é deputada estadual pelo PT e presidenta da Apeoesp