Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Combate à dengue em Americana terá apoio de entidades públicas e privadas


Combate à dengue em Americana terá apoio de entidades públicas e privadas Americana consegue ajudar para combater Aedes

 


Em reunião realizada na terça-feira (14) na sede da Secretaria Municipal de Saúde, representantes de várias entidades, públicas e privadas, se comprometeram junto aos secretários de saúde, Gleberson Miano, e o do Meio Ambiente, Odair Dias, se engajarem nas ações de conscientização sobre a dengue, colaborando com uma força-tarefa para produção de material gráfico, mobilização social e apoio institucional que poderá viabilizar ajuda financeira para ações específicas contra a doença.


Além da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, a reunião contou com representantes da Diretoria Regional de Ensino, Corpo de Bombeiros, GPN-10 (Grupo Sociedade Organizada da Praia dos Namorados), Secretaria Municipal de Educação, Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e os convênios médicos, São Lucas Saúde, Unimed e Samaritano.


O coordenador da vigilância ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes, apresentou os dados atuais dos casos de dengue, bem como todas as ações que o município realiza por meio do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue). Em seguida foram discutidas propostas para o enfrentamento da atual epidemia que vem causando aumento no fluxo de atendimento pré-hospitalar em decorrência do número de vitimas do mosquito Aedes aegypti.


Um exemplo desse aumento foi o número de pessoas atendidas no pronto-atendimento de um hospital particular, que alcançou a marca de 446 pacientes no prazo de 24 horas, aumento de 63% segundo um dos representantes dos hospitais particulares do município.  Já no serviço da rede pública o problema é ainda maior, considerando que no mesmo período o Hospital Municipal atendeu mais de 900 pessoas, segundo o secretário de Saúde, devido ao aumento na demanda causada em grande parte pelos casos de pessoas que procuram o serviço assistencial com sintomas da dengue.


Para o secretário de Saúde, a união dos diversos segmentos irá proporcionar ações efetivas no combate à dengue. Ele frisou, no entanto, que o combate precisa ser continuado e não apenas nos momentos de transmissão.  “Frisando que não é importante a gente combater só agora, foi até um apelo meu para que a gente mantenha esse contato contínuo, que a gente faça reunião, se mobilize, não só nesse momento, mas pra que isso [epidemia] também não ocorra no próximo ano”, destacou Gleberson.


Para o secretário do Meio Ambiente, a responsabilidade compartilhada é uma das armas a serem utilizadas para o enfrentamento da atual epidemia de dengue. “Com as ações compartilhadas a gente vai conseguir atingir muito mais pessoas e obter resultados muito melhores. O mais interessante é que nós já saímos com as metas estabelecidas, e nos próximos dias nós estaremos reunidos novamente já com as ações concretas, cada um com a sua responsabilidade, para que esse problema seja minimizado o quanto antes e com o maior êxito possível”, pontuou Dias.



Dia D


Visando chamar a atenção das pessoas sobre os riscos da doença, a dirigente regional de ensino, Joseana Caltarossa Moreira, se prontificou em promover um dia de mobilização popular, o chamado “Dia D”. Para isso, a Diretoria Regional de Ensino irá contatar os diretores e professores das 80 escolas públicas e 34 particulares dentro de sua área de abrangência, que atualmente, segundo a dirigente, conta com aproximadamente 30 mil alunos.


De acordo com Joseana, a mobilização deverá ser realizada nos próximos 20 dias, considerando que será preciso fazer uma ampla divulgação e organizar o evento junto às instituições de ensino. A dirigente também propôs discutir nas escolas o descarte irregular de lixo e entulho, cujos criadouros do mosquito se concentram em grande parte nos locais de descartes, geralmente em terrenos baldios. 


Além da proposta de mobilização e conscientização, ficou definido que o grupo será permanente, inclusive com novos participantes. Também houve consenso de que será necessário estender o convite para os secretários de saúde de Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, municípios limítrofes, cuja oferta de criadouros, e consequente proliferação do Aedes aegypti, não vislumbra barreiras físicas, sendo necessário agir de forma integrada para evitar que os esforços tornem-se inócuos. A próxima reunião ficou marcada para o dia 20 de maio, no mesmo local.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login