Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Papa Francisco aceita renúncia do bispo de Limeira, Dom Vilson de Oliveira


Papa Francisco aceita renúncia do bispo de Limeira, Dom Vilson de Oliveira Dom Orlando Brandes é o administrador apostólico da Diocese de Limeira

O Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por Dom Vilson Dias de Oliveira ao governo pastoral da diocese de Limeira (SP). Ele é investigado por denúncia de extorsão, enriquecimento ilícito e acobertamento de casos de assédio sexual (pedofilia) que teriam sido cometidos pelo padre Pedro Leandro Ricardo, da Basílica Santo Antônio de Pádua, de Americana. O padre está afastado de suas funções desde o final de janeiro.


O administrador apostólico \"sede vacante\" da diocese será Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP).


Hoje, pela manhã, o administrador apóstolico concedeu entrevista coletiva à imprensa, na sede da Catedral Nossa Senhora das Dores. Dom Orlando informou que vai dar continuidade aos trabalhos e que, enquanto não conhecer a diocese e o clero, não haverá mudanças, mesmo porque a orientação canônica é que não haja mudanças. Ele ficará à frente da diocese até a nomeação de novo bispo pelo Papa, o que poderá demorar até um ano.


Para ele, com a renúncia de Dom Vilson, o caso está encerrado para a igreja, ficando ainda a investigação por parte da Polícia Civil. Dom Vilson, a partir de agora, não tem mais nenhuma responsabilidade e poderes na diocese, mas continua como bispo emérito, podendo realizar cerimônias do sacramento da crisma e rezar missas desde que convidado por bispo. Ele terá ainda um salário (ajuda de custo), cujo valor será decidido pela igreja.


Dom Vilson deixou uma carta para os fiéis. Eis a íntegra do documento:


 


\"Sinto-me pequeno\"


Em carta lida esta manhã aos fiéis, o bispo escreve:


“Diz bem o conhecido ditado: ‘um planta, outro rega’!


Queridos irmãos e irmãs, nesses últimos meses enfrentamos todo tipo de cruzes, por meio de ataques à nossa Igreja Particular de Limeira, a mim e a vários presbíteros. Reconheço minhas limitações, mas também levo no coração todo amor que aqui recebi do bom Povo de Deus presente nos 16 municípios que compreendem esta Igreja Particular de Limeira.


Com imensa gratidão, digo-lhes que sempre fui muito bem acolhido e aceito pelo povo desta importante Diocese de Limeira. Hoje me despeço de vocês como Bispo Diocesano e peço minha renúncia por amor à Igreja de Cristo e pelo bem desta Diocese para que os trabalhos pastorais possam continuar crescendo e se fortalecendo com a doação incansável de cada um de vocês que se dedicam ao Reino de Deus.


Foram quase 12 anos de minha nomeação (13/06) que tive a oportunidade de servir ao Senhor e à Santa Mãe Igreja nestas terras, enfrentei com alegria cada desafio da realidade aqui encontrada. Sei que a dimensão pastoral é imensa, e muito trabalhei para isso. No entanto, neste momento, sinto-me pequeno frente à grandeza da missionariedade que esta Igreja Particular tomou em suas proporções.


Levo no meu coração este aprendizado, na confiança e certeza de que a obra é de Deus, e me coloco à disposição da Santa Mãe Igreja para servi-la não importando o lugar e o ministério a mim confiado por Deus daqui para frente.


Minha bênção episcopal na certeza de que o Espírito Santo conduz a Igreja e cada um dos diocesanos que aqui se doaram e se doam no serviço eclesial.


Que Deus, por intercessão de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese de Limeira, nos abençoe e nos guarde. Em Cristo Jesus, nossa paz. Com estima,


Dom Vilson Dias de Oliveira, DC”


Informações do site Vatican News.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login