Pilotos de Americana conquistam medalhas de ouro, prata e bronze na Copa Latino-Americana

Por Roberto 27/05/2019 - 18:59 hs

Pilotos de Americana conquistam medalhas de ouro, prata e bronze na Copa Latino-Americana
Copa Latino Americana de BMX em Americana

 

A pista de bicicross da Prefeitura de Americana, foi palco de grandes disputas no último fim de semana. Os melhores pilotos do continente participaram do Campeonato Pan-Americano no sábado (25) e da Copa Latino-Americana, realizada neste domingo (26), ambas válidas pelo Ranking Mundial. Durante os dois dias, o evento reuniu cerca de 1200 atletas divididos em 50 categorias.

A equipe da escolinha de BMX, que tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, foi representada na Copa Latino-Americana por 23 pilotos, que conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e de bronze. 

Na categoria Boys 10 anos, Thiago Bueno, que já era apontado como favorito, foi campeão e ficou com a medalha de ouro. 

O professor da escolinha, André Fassina, competiu na categoria 25-29 anos e também ficou no lugar mais alto do pódio, com a medalha de ouro. 

Com a medalha de prata, ficou a atleta Caroline Amazonas, que disputou na categoria Girls 15 anos. 

A atleta Julia Alves competiu na categoria Elite Woman e conquistou a medalha de bronze, ficando atrás da equatoriana Domenica Azuero e da bicampeã olímpica, a colombiana Mariana Pajón, que ficou com a medalha de ouro. 

“As competições foram muito boas e apresentamos resultados positivos. Apesar de alguns erros, tanto técnico como psicológico, conseguimos colocar bastante atletas da nossa escolinha na final e também na semifinal. Alguns de nossos atletas participaram pela primeira vez de uma prova internacional e se saíram muito bem. Parabéns a todos”, disse o professor da escolinha municipal de BMX, André Fassina.

PAN-AMERICANO

No sábado (25) e manhã de domingo (26), a pista de bicicross também recebeu o Campeonato Pan-Americano de BMX Racing. Seis pilotos que fazem parte da escolinha municipal de BMX, conquistaram medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. 

Entre os atletas favoritos, o professor André Fassina, competiu na categoria 28-29 anos e conquistou a medalha de ouro.

A piloto, Julia Alves, também favorita, competiu no sábado na categoria Elite Woman e conquistou a medalha de prata, ficando atrás da bicampeã olímpica, a colombiana Mariana Pajón. 

Na categoria Master, o piloto José Calazans também conquistou o segundo lugar. 

Medalha de prata também para o Toni Kummer. O atleta de Americana disputou na categoria 30-34 anos.

A outra medalha de prata ficou com Carolina Amazonas, que competiu neste domingo na categoria Girls 15-16 anos.

A medalha de bronze ficou com o piloto Rogério Jaguar, que disputou na categoria 35+.  

“Estamos muito felizes com a participação dos pilotos da nossa cidade, porque sabemos que cada um deu o seu melhor. Agradeço ao prefeito Omar Najar que nos deu todo o suporte para desenvolver os campeonatos da melhor forma possível e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que por meio da MB Engenharia, nos forneceu a limpeza do local durante todos os dias do evento”, disse o secretário de Esportes, Eudaldo dos Santos Cardoso, o Paraná. 

O Campeonato Pan-Americano de BMX Racing 2019 foi uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com patrocínio da Penks Vestuários, e supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e Comissão Pan-Americana de Bicicross (COPABI).

* Com informações da assessoria de imprensa da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).