Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, professor diz que avanços são poucos


No Dia Mundial do Meio Ambiente, professor diz que avanços são poucos Dia Mundial do Meio Ambiente (Imagem reprodução)

 


Avanços em relação à preservação ainda são poucos, aponta professor de Biologia da Uniara


 


O Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado nesta quarta-feira, dia 5 de junho. No entanto, para o professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Rossi Gorni, é difícil comemorar a data, pois “os avanços são poucos em relação à sua preservação”.


 


“Não temos muitos motivos para comemorar. Apesar de o meio ambiente estar sempre na mídia, com diversas questões levantadas e muitas pessoas trabalharem seriamente nessa questão, ainda temos muito o que caminhar. Os recursos naturais continuam sendo usados de maneira irracional”, comenta o docente.


 


A principal causa da degradação do ambiente, de acordo com ele, é a utilização desses recursos, “principalmente devido ao padrão de consumo da sociedade, principalmente ocidental, na minha visão”. “Ele é incompatível com a capacidade de suporte do planeta Terra, ou seja, queremos, consumimos e temos estilos que, na realidade, causam grandes problemas ambientais. Gastamos muitos recursos, desperdiçamos bastante e reciclamos pouco”, diz.


 


Boa parte da sociedade não tem ideia “da real gravidade”, segundo Gorni. “É preciso refletir sobre o consumo, estilo de vida, e recursos, de maneira geral. É necessário repensar até se os modelos de nossa sociedade são sustentáveis. Fazemos parte do ambiente, não estamos ‘fora’ dele. As pessoas costumam pensar que é somente um fragmento de mata, ou a vida marinha ou o manguezal, por exemplo, mas o ambiente é também onde estamos. Tudo o que fazemos reflete nele, e o que acontece nele é refletido para nós. Se as pessoas se conscientizarem disso, e que podemos atuar de forma decisiva, acredito que a mudança em relação à preservação pode ser muito maior”, finaliza.


 


Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login