No Dia Mundial do Meio Ambiente, professor diz que avanços são poucos

Por Roberto 05/06/2019 - 09:43 hs

No Dia Mundial do Meio Ambiente, professor diz que avanços são poucos
Dia Mundial do Meio Ambiente (Imagem reprodução)

 

Avanços em relação à preservação ainda são poucos, aponta professor de Biologia da Uniara

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado nesta quarta-feira, dia 5 de junho. No entanto, para o professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Rossi Gorni, é difícil comemorar a data, pois “os avanços são poucos em relação à sua preservação”.

 

“Não temos muitos motivos para comemorar. Apesar de o meio ambiente estar sempre na mídia, com diversas questões levantadas e muitas pessoas trabalharem seriamente nessa questão, ainda temos muito o que caminhar. Os recursos naturais continuam sendo usados de maneira irracional”, comenta o docente.

 

A principal causa da degradação do ambiente, de acordo com ele, é a utilização desses recursos, “principalmente devido ao padrão de consumo da sociedade, principalmente ocidental, na minha visão”. “Ele é incompatível com a capacidade de suporte do planeta Terra, ou seja, queremos, consumimos e temos estilos que, na realidade, causam grandes problemas ambientais. Gastamos muitos recursos, desperdiçamos bastante e reciclamos pouco”, diz.

 

Boa parte da sociedade não tem ideia “da real gravidade”, segundo Gorni. “É preciso refletir sobre o consumo, estilo de vida, e recursos, de maneira geral. É necessário repensar até se os modelos de nossa sociedade são sustentáveis. Fazemos parte do ambiente, não estamos ‘fora’ dele. As pessoas costumam pensar que é somente um fragmento de mata, ou a vida marinha ou o manguezal, por exemplo, mas o ambiente é também onde estamos. Tudo o que fazemos reflete nele, e o que acontece nele é refletido para nós. Se as pessoas se conscientizarem disso, e que podemos atuar de forma decisiva, acredito que a mudança em relação à preservação pode ser muito maior”, finaliza.

 

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.