Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Obra de ampliação da captação do Rio Atibaia chega em sua etapa final nesta terça-feira


Obra de ampliação da captação do Rio Atibaia chega em sua etapa final nesta terça-feira Captação de água no Rio Atibaia

 


Realizada pela BRK Ambiental, intervenção irá beneficiar 190 mil pessoas


 


A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré,  inicia nesta semana a última etapa da 1ª fase da obra de ampliação e modernização da Captação do Rio Atibaia.


 


Considerada uma das mais importantes deste ano na cidade pela concessionária já que garantirá a ampliação do abastecimento, a intervenção tem investimento de R$ 15 milhões, vai permitir o aumento do volume de água captado do rio Atibaia em 150 litros por segundo e, consequentemente, o incremento da disponibilidade de água para 190 mil sumareenses, o equivalente a 70% da população da cidade. A fase final da primeira etapa consiste em três interligações de grande porte, a primeira delas na terça-feira, dia 18, que vão impactar o abastecimento em 4 regiões da cidade em três ocasiões nas próximas semanas.


 


Com a obra, será possível captar 750 litros por segundo de água, trabalho que será realizado por 10 bombas divididas entre submersíveis e horizontais, em dois poços de alimentação, frente ao sistema atual, que conta com seis bombas que captam 600 litros por segundo. “Para isso, construímos uma nova estrutura para as novas bombas e um trecho de tubulação que será responsável por levar a água captada até as adutoras de água bruta”, explica o gerente de obras da BRK em Sumaré, Heitor Mendonça. A intervenção desta terça-feira, dia 18, consiste na interligação dessas novas redes a uma das adutoras de água bruta (de 700 mm) responsável por conduzir a água até a ETA II, Estação de Tratamento de Água localizada no Parque Itália, para ser tratada e posteriormente distribuída à população.


 


Para que a intervenção seja realizada, será necessário interromper a captação de água por cerca de 20 horas, o que vai impactar o abastecimento nos bairros das regiões do Matão, Nova Veneza, Maria Antônia e Picerno ao longo de toda a terça-feira, dia 18, e da quarta-feira, dia 19. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na noite da quarta-feira, dia 19. A BRK Ambiental Sumaré pede a compreensão de todos pelos transtornos causados e recomenda que os moradores mantenham seus reservatórios cheios e reforcem os hábitos de consumo consciente durante esse período. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.


 


Os clientes que possuem cadastro atualizado na base de dados da concessionária foram avisados via SMS e e-mail. Aqueles que desejam receber esse tipo de comunicação em manutenções futuras podem realizar a atualização cadastral diretamente no site da concessionária. A lista completo dos bairros que serão afetados pela intervenção está disponível no site:www.brkambiental.com.br/sumare.


 


Entenda as paradas


As três paradas consistem nas interligações das novas redes que irão levar a água captada pelas novas bombas às duas adutoras, uma de 600 mm e outras de 700 mm, responsáveis por conduzir a água até a ETA II. A diferença entre elas é que nesta primeira parada será feita a interligação na adutora 700mm, na segunda parada será feita a interligação na adutora 600mm e na terceira parada será feita a interligação conectando as adutoras de 600mm e 700mm, de forma a possibilitar a manobra entre as duas e aumentar a flexibilidade operacional. “O serviço como um todo foi dividido em três etapas para minimizar o tempo de parada da captação e consequentemente reduzir o impacto no abastecimento, por serem atividades complexas e que demandam um tempo longo de execução”, explica o gerente.


 


A segunda parada ocorrerá em 02 de julho e a terceira e última no dia 16 de julho e ambas serão avisadas com antecedência para que a população possa se programar.


A obra


A obra de ampliação e modernização da Captação de Água Bruta do rio Atibaia teve início em dezembro de 2018 e tem previsão de término em outubro deste ano. Dividida em três etapas, a primeira etapa da obra tem avanço de 90%. “Esse percentual corresponde a parte civil e montagem hidromecânica. Também iniciamos a segunda etapa que envolve toda a infraestrutura elétrica da captação, que está sendo remodelada para atender as ampliações e modernizações que estão sendo realizadas”, ressalta Mendonça. A previsão é que a segunda etapa seja concluída em setembro.


A terceira etapa terá início em julho e consiste na instalação de um Sistema de Geração e Dosagem de Hipoclorito que terá a função de realizar a pré-cloração da água até a estação de tratamento de água. “Esse sistema permite a produção de hipoclorito no próprio local, de maneira automatizada e segura”, ressalta.


 


“A cloração a partir da Captação tem o objetivo de garantir a qualidade da água e assegurar a eficiência do processo de desinfecção, ou seja, a ação do hipoclorito será mais efetiva uma vez que contará com o tempo ideal da captação até a ETA II. Será aplicado hipoclorito na água captada já na saída do bombeamento e neste percurso pelas adutoras até a ETA II – cerca de 6 km – haverá o tempo de contato do produto, dentro das adutoras que fazem esse transporte, melhorando o processo de desinfecção da mesma”, complementa o gerente. 


A obra, além do aumento da vazão de água captada, também vai permitir a ampliação em 10% da população abastecida pela ETA II, melhorando a segurança hídrica do município.


ETA II


A captação do rio Atibaia é responsável por abastecer a Estação de Tratamento de Água II, localizada no Parque Itália e que abastece as regiões do Nova Veneza, Área Cura, Picerno, Maria Antônia e Matão, o que representam 70% do município de Sumaré. Essa estação também está em obras de modernização e ampliação, desde junho de 2018, para que seja possível ampliar a capacidade de tratamento para os mesmos 750l/s. “As obras na ETA II e na Captação do Atibaia são complementares e o objetivo é remodelar ambos os locais para que além de ser possível captar um maior volume, também seja possível produzir água com mais qualidade para a população de Sumaré.”


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login