Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vereadores votam Projeto de Lei que cria Agente Ecológico em Sumaré


Vereadores votam Projeto de Lei que cria Agente Ecológico em Sumaré Dudu Lima, vereador de Sumaré

 


Projeto proposto pelo vereador Dudú Lima integra a Ordem do Dia da 20ª sessão ordinária da Câmara


 


Os vereadores de Sumaré votam na sessão ordinária desta terça-feira (18), a partir das 18h, o Projeto de Lei nº 153/2019, de autoria do vereador Dudú Lima (PPS), que institui no município a figura do “Agente Ecológico”. Caracterizado no PL como qualquer pessoa voluntária e interessada que atue na defesa do meio ambiente, o agente não será remunerado, mas sua função será considerada de relevância para a cidade de Sumaré.


 


Segundo a proposta, a colaboração do “Agente Ecológico” poderá ocorrer por meio da fiscalização cidadã da proteção ao meio ambiente, da orientação sobre preservação ecológica e sobre o uso da água, com o objetivo de promover a otimização dos recursos naturais. Além disso, fará parte das funções do agente a organização de trabalhos como arborização de bairros, ruas e praças, preservação do verde, coleta seletiva, reciclagem, reaproveitamento de resíduos sólidos e orgânicos, recuperação das matas ciliares e limpeza de rios e seus mananciais.


 


O Projeto determina que os “Agentes Ecológicos” também ficarão incumbidos da promoção de ações que tenham o sentido de estimular o conhecimento e o respeito ao meio ambiente e, para isso, deverão participar ativamente das discussões de políticas públicas e iniciativas privadas relativas ao assunto. As atividades ecológicas poderão ser fomentadas individualmente, em organizações não governamentais (ONGs), em empresas privadas e outras entidades ambientais.


 


De acordo com o Dudú, “as questões ambientais têm sido motivo de debates, discussões, e seminários em todo o mundo. Através destes encontros, os envolvidos procuram cada vez mais sensibilizar as pessoas para que se despertem sobre o assunto.”


 


ORDEM DO DIA


 


A Ordem do Dia da 20ª sessão ordinária de 2019 inclui ainda a discussão e votação de outros seis projetos de lei. O PL nº 01/2019, de autoria dos vereadores Décio Marmirolli (PSB) e Ronaldo Mendes (PSDB), proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro em Sumaré.


 


Apresentado pelo vereador Marcio Brianes (PCdoB), o PL nº 49/2019 dispõe sobre a criação do Programa Pomares Comunitários em áreas públicas, praças, campos de futebol, creches, escolas, centros comunitários e outros. O mesmo vereador é autor de outro projeto que consta na Ordem do Dia: o PL nº 109/2019, que dispõe sobre a cobrança de multa para descarte irregular de resíduos sólidos ou lixo.


 


Já o PL nº 128/2019, de autoria do Dr. Sérgio Rosa (PDT), dispõe sobre a doação de equipamentos hospitalares por quem não mais o utiliza a quem precisa. Proposto pelo vereador Professor Edinho (Rede), o PL nº 23/2019 institui o festival de pipas, papagaios e raias, a ser comemorado no mês de agosto de cada ano. O último projeto que consta na Ordem do Dia é o PL nº 172/2019, de autoria do presidente da Mesa Diretora, vereador Willian Souza (PT), que cria o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esquizofrenia.


 


A Câmara de Sumaré fica na Travessa 1º Centenário, 32, Centro.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login