Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Coden abre licitação para segunda etapa de construção da ETA Santo Ângelo


Coden abre licitação para segunda etapa de construção da ETA Santo Ângelo Estação de Tratamento de Água em Nova Odessa

 


A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos no município, abriu concorrência pública para contratação da empresa que executará a segunda fase da construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Santo Ângelo. Orçada em R$ 2,7 milhões, a estação começou a ser construída em janeiro e deve entrar em operação no segundo semestre do ano que vem.

Na segunda etapa, conforme edital publicado sexta-feira (28) no Diário Oficial do Município, serão construídos laboratório de análises e controle da qualidade da água, estação elevatória de captação de água bruta, sistemas de bombeamento de água bruta e de distribuição de água tratada, além de tubulações, caixa de reuso, caixa de contato e leito de secagem de desidratação do lodo, resíduo gerado no processo de tratamento.

“A licitação foi aberta para o que chamamos de obras complementares. Na primeira etapa, estamos trabalhando na parte estrutural, com fundações, muros de arrimo e a construção de decantadores, floculadores e filtros, que são a base do processo de tratamento. Depois disso, vamos nos concentrar em todos os dispositivos necessários para que a ETA funcione, desde a captação à distribuição de água à população”, explicou o diretor-presidente da companhia, Ricardo Ongaro. Segundo ele, a obra atingiu 24% da execução.


Em construção na região do Pós-Anhanguera, a segunda ETA do município terá capacidade para tratar 3,6 milhões de litros de água por dia, vai beneficiar diretamente 11 bairros e aumentará a capacidade de tratamento de água do município para 105 mil moradores - atualmente, Nova Odessa tem 59,3 mil habitantes, segundo estimativa feita no ano passado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 


A ETA 2 coloca Nova Odessa em sintonia com o PNSH (Plano Nacional de Segurança Hídrica), lançado em abril pelo MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) e a ANA (Agência Nacional de Águas), e trata-se um grande passo para garantir o abastecimento da crescente população novaodessense pelos próximos anos.


MAIS INVESTIMENTOS, MAIS ÁGUA 


Com mais de R$ 50 milhões em investimentos nos últimos seis anos, a Coden reduziu o índice de perdas de água tratada no sistema (água que se perde entre os reservatórios e as residências) de 45,1% em 2012 para 26% em 2018 e ampliou a disponibilidade de água na rede. Em 2013, a empresa tratava 17,5 milhões de litros de água por dia para atender toda a cidade. Hoje, a companhia consegue atender uma população maior tratando 3 milhões de litros a menos.







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login