Seja bem vindo
Santa Bárbara,16/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Creche do Idoso começa a ser construída ainda neste ano, afirma Perugini


Creche do Idoso começa a ser construída ainda neste ano, afirma Perugini Homenagem Jori (Imagem Ane Medina)

 


Anúncio do início da obra, em parceria com empresas privadas, foi feita pelo prefeito Angelo Perugini, na tarde desta quarta-feira (03/07), durante homenagem aos atletas do Jori


 


A primeira “Creche do Idoso” de Hortolândia será construída ainda neste ano. A previsão é que a obra, uma parceria público-privada, comece em até 40 dias, em área de 7.364,86 metros quadrados cedida pela Prefeitura de Hortolândia, no Jd. Terras de Santo Antonio. O espaço, capaz de abrigar cerca de 30 idosos em vulnerabilidade social, será concretizado graças à parceria da Administração Municipal, com a empresa farmacêutica EMS e a Paróquia São João Paulo II. O anúncio do início da construção do CCI (Centro de Cuidado ao Idoso) foi feito pelo prefeito Angelo Perugini, na tarde desta quarta-feira (03/07), durante homenagem aos atletas participantes dos Jori (Jogos Regionais do Idoso), realizada na sede do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), no Remanso Campineiro.




A informação sobre a obra, idealizada pelo padre Nelson Ferreira de Campos, foi recebida com festa pelos cerca de 270 participantes da homenagem. Segundo Perugini, a EMS investirá na construção da “Creche do Idoso” cerca de R$ 5 milhões. A área cedida pela Administração fica na Rua Antonio Gazzetta (antiga Rua 1), 181, ao lado da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Miguel Camilo. A área total construída será de 2.335 metros quadrados. Segundo a planta, no CCI haverá blocos de apartamento separados para homens e mulheres, recepção, salas administrativas, salas de atendimento individual e em grupo, salão multiúso, refeitório, cozinha, lavanderia, despensas, áreas verdes, área de descanso e varanda coberta.




23o. Jori




Após a exibição de breve vídeo com fotos da participação nos Jogos de São João da Boa Vista, o prefeito deu os parabéns a todos os participantes e entregou medalhas a professores e atletas presentes. Neste ano, a delegação de Hortolândia voltou para casa com o 17° lugar nos 23o Jori, colocação geral melhor que a do ano anterior, quando a cidade ficou em 18o lugar. Na Quarta Região Esportiva, 43 cidades do interior paulista participaram da disputa. A melhor pontuação, dentre as 12 modalidades em que a cidade se inscreveu, foi alcançada no Jogo de Damas, masculino(veja resultados abaixo).




A delegação contou com 74 integrantes, dos quais cinco membros da comissão técnica e 69 atletas, com idades entre 60 e 95 anos. O município disputou em 12 das 14 modalidades, tanto no masculino quanto no feminino. Os melhores resultados, entre o 2o e o 6o lugares, foram todos no masculino: Damas, Bocha, Dominó e Vôlei.




Os atletas ganharam da Prefeitura uniformes novos para competição (kit com calça, blusa, mochila tipo saco e camiseta da modalidade), além do transporte até o local. Também receberam lanches, locação de camas e colchões, camisetas e toalhinhas de mão, do Hospital Samaritano, entidade parceira que, pelo segundo ano, apoiou a delegação neste evento.




“Os Jori têm uma importância real no resgate da autoestima e na qualidade de vida dos idosos, proporcionam melhoria na condição física, das relações sociais, pois há a integração com atletas de outras cidades. Ajudam também na construção do estado emocional dos nossos idosos”, afirma a coordenadora do CCMI Remanso Campineiro, Fernanda Fadiga. Segundo ela, a meta é reunir 80 atletas na próxima edição.




Para Elsa Ikeda, atleta medalhista no Judô, a homenagem da Prefeitura é muito bem-vinda. “É importante para nós. Só o fato de vestirmos a camiseta viramos atletas. Ficamos com mais alegria, mais saúde, melhor em tudo. Participar dos jogos foi lindo. Quando vemos olimpíadas e jogos de jovens na televisão, ficamos imaginando como devem ser. Quando a gente foi ao Jori nos sentimos iguais a eles. É um orgulho estar lá, participar. Ficamos muito emocionados”, afirma a atleta.




Os Jori são uma iniciativa do governo estadual. Segundo os organizadores, os Jori buscam resgatar a autoestima, incentivar a atividade física e o convívio social.




Confira o resultado final de Hortolândia nos 23o. Jori:


Dama, masculino - 2º lugar - 7 pontos - Claudecir Rodrigues da Silva


Bocha, masculino - 4º lugar - 5 pontos - Admir Adam, Gilson Bianchini e José Ribeiro Soares


Dominó, feminino - 6º lugar - 3 pontos - Dalzi Alves da Silva e Neusa Ferreira da Cruz


Vôlei, masculino - 6º lugar - 3 pontos - Carlos José da Silva, Nílson Teixeira de Souza, Edvaldo José Pereira, Francisco Carlos B. Pereira, Valdomiro de Deus Correia, Paulo Ribeiro, Geraldo Alves Macedo e Aparecido Damasceno Henrique


Xadrez, feminino - 7º lugar - 2 pontos - Zilda Gama


Dama, feminino - 8º lugar - 1 ponto - Rozaria Valero


Tênis mesa, feminino - 8º lugar - 1 ponto - Elza Hassae Aoki Ikeda




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login