Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Omar Najar entrega novos decantadores no sistema de abastecimento de água


Omar Najar entrega novos decantadores no sistema de abastecimento de água Novo sistema de abastecimento de água

O prefeito de Americana, Omar Najar, entregou na tarde desta quarta-feira (10) o novo sistema de abastecimento de água nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) 1 e 2. Os quatro decantadores passaram por reformas e atualização técnica desde janeiro deste ano, totalizando investimentos de R$ 2,8 milhões e a garantia de abastecimento de qualidade à população por décadas.


O evento contou com a presença dos vereadores Marco Antonio Alves Jorge, representando a Câmara, Geraldo Fanalli, Odir Demarchi, Thiago Martins, Gualter Amado, Maria Giovana e Otto Kinsui. Também estiveram presentes os secretários de Habitação, Charley Perder Cornachione,  de Governo, Junior Barros, secretário adjunto de Transportes e Sistema Viário, Eraldo Camargo.


Entre as autoridades convidadas estavam o presidente do Comdema, João Braidotti, o presidente da Acia, Wagner Armbruster, o representante do Sinditec, Moacir Jorge, o Subtenente Vernillo e o Sargento Trajano, do Tiro de Guerra.


“Fico feliz em poder atender à população de Americana. Fico orgulhoso pelo trabalho da equipe do DAE e pelo sacrifício de toda a equipe, pois com isso Americana vai receber água de melhor qualidade.  Meu pai entregou dois decantadores em 1971 e agora a gente continua esse trabalho. É muita responsabilidade pois água é a saúde da população”, disse o prefeito Omar Najar.


O diretor geral do Departamento de Água e Esgoto, Carlos Cesar Gimenez Zappia, ressaltou a importância da reforma da estrutura do sistema de decantação e abastecimento, que não recebia melhorias há quatro décadas. “Com o novo sistema de abastecimento, haverá melhoria no processo de clarificação do tratamento de água, aumento da capacidade e na distribuição de água, passando dos atuais 900 litros de água tratada por segundo para 1050 litros por segundo, além de gerar economia no processo de tratamento, uma vez que o novo equipamento não exige o número de limpezas de área que o filtro necessitava. De três limpezas por dia, teremos agora apenas uma, representando uma diminuição de 4,5 milhões de litros de água para 1,5 milhões de litros gastos diariamente”, explicou Zappia.


O responsável pela ETA, Roberval Lima, falou da satisfação em poder participar de perto de todo o processo de recuperação e atualização do sistema. \"Tivemos a felicidade de contar com o prefeito Omar Najar, que esteve aqui no início da gestão e ficou inconformado de ver a situação tão crítica que se encontrava. Ele se empenhou e hoje entrega esta obra tão eficiente. Em 1971, o pai do prefeito, senhor Abdo Najar, entregou dois decantadores e agora seu filho dá continuidade ao trabalho.\"


O diretor geral da Ares-PCJ, Dalto Favero Brochi, destacou o trabalho que o DAE vem realizando. \"O DAE não tem medido forças para melhorar o sistema  de abastecimento e saneamento na cidade. Parabéns ao prefeito Omar Najar e a todos os funcionários e à diretoria do DAE.\"


\"Em nome da,Câmara, cumprimento o prefeito Omar Najar pela determinação, trabalho e pela confiança que depositou nos servidores do DAE, como o Zappia e toda a equipe. Cumprimento a todos pelo empenho, pelo respeito pela coisa pública, e o resultado está aí\", disse Kim, que representou a Câmara.


Distribuição


Atualmente, são distribuídos 80 milhões de litros de água por dia, aproximadamente. Com a reforma dos decantadores, imediatamente a ETA irá gerar mais 2 milhões de litros de água por dia, podendo, se necessário, chegar a distribuir até 90 milhões por dia.


Os decantadores fazem parte do processo de tratamento da água, que chega da captação e passa pela calha Parshall, recebendo parte dos produtos químicos, segue para os floculadores e decantadores para a decantação das impurezas, passando pelos filtros e distribuição.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login