Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vazamento em adutora prorroga horário de normalização do abastecimento em Sumaré após obra na Captação do rio Atibaia


Vazamento em adutora prorroga horário de normalização do abastecimento em Sumaré após obra na Captação do rio Atibaia Sede da BRK Ambiental em Sumaré

 


A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, informa que o prazo para restabelecimento do abastecimento, após a execução da segunda interligação da última etapa da 1ª fase da obra de ampliação e modernização da Captação do Rio Atibaia, previsto para ocorrer ontem à noite, precisou ser prorrogado.


Em função de um vazamento em uma das adutoras de água bruta da Captação Rio Atibaia após a conclusão da obra, foi necessário paralisar o processo de retomada do abastecimento e, com isso, prorrogar o prazo de normalização. O reparo da adutora rompida está sendo realizado e a normalização do abastecimento vai ocorrer pouco a pouco ao longo do dia com a normalização total até às 23h desta sexta-feira, dia 02/08.


A previsão inicial da concessionária era concluir os trabalhos dessa etapa da obra na madrugada de quarta-feira, dia 31/07, dia em que ocorreria também a normalização no abastecimento. Porém, devido às chuvas que atingiram a Captação de água bruta do Rio Atibaia, localizada no município de Paulínia, na noite de terça-feira, 30/07, a obra foi prejudicada e precisou ser interrompida devido ao risco de desmoronamento de vala. Por conta disso, foi necessário a primeira prorrogação da normalização do abastecimento e a nova previsão era de que a normalização no abastecimento ocorreria no final da noite de quinta-feira, dia 01/08. Porém, devido ao vazamento citado anteriormente, a concessionária precisou prorrogar o prazo de normalização novamente.


A concessionária reforça que está garantindo o abastecimento de escolas e hospitais por meio de caminhão-pipa.


A lista completa dos bairros afetados pela intervenção está disponível no site: www.brkambiental.com.br/sumare.


A BRK Ambiental Sumaré pede desculpas pelos transtornos causados. Em caso de dúvidas, entre em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.


Entenda a obra 


A concessionária iniciou na terça-feira, dia 30, a segunda interligação da última etapa da 1ª fase da obra de ampliação e modernização da Captação do Rio Atibaia.


Considerada uma das mais importantes deste ano na cidade pela Concessionária, já que garantirá a ampliação do abastecimento, a intervenção tem investimento de R$ 15 milhões, vai permitir o aumento da vazão de água captada do rio Atibaia em 150 litros por segundo e, consequentemente, o incremento da disponibilidade de água para 190 mil sumareenses, o equivalente a 70% da população da cidade.


A fase final da primeira etapa consiste em três interligações de grande porte. A primeira delas ocorreu no dia 18/06 e a terceira está programada para o dia 13/08. A segunda teve início nesta terça-feira, dia 30, e para possibilitar a realização da obra, o sistema de captação foi desligado, e com isto o abastecimento em 7 regiões da cidade foi interrompido.


Com a obra, será possível captar 750 litros por segundo de água, trabalho que será realizado por 10 bombas divididas entre submersíveis e horizontais, em dois poços de alimentação, frente ao sistema atual, que conta com seis bombas que captam 600 litros por segundo. “Para isso, construímos uma nova estrutura para as novas bombas e um trecho de tubulação que será responsável por levar a água captada até as adutoras de água bruta”, explica o gerente de obras da BRK em Sumaré, Heitor Mendonça. A intervenção desta terça-feira, dia 30, consiste na interligação dessas novas redes a uma das adutoras de água bruta (de 600 mm) responsável por conduzir a água até a ETA II, Estação de Tratamento de Água localizada no Parque Itália, para ser tratada e posteriormente distribuída à população.


Também teve início a migração do sistema elétrico atual para o novo, que terá uma maior potência disponível, aumento este necessário para colocar a elevatória de alta carga em operação. “Com as novas bombas e equipamentos instalados na captação de água bruta do rio Atibaia foi necessário reformular todo o sistema elétrico existente, com novos e mais potentes transformadores de energia, novos painéis elétricos e infraestrutura elétrica de alimentação e controle dos equipamentos”, explica Mendonça.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login