Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Alunos da rede municipal colaboram com cooperativas de recicláveis em projetos de sustentabilidade


Alunos da rede municipal colaboram com cooperativas de recicláveis em projetos de sustentabilidade Alunos contribuem com projetos de sustentabilidade e ajuda às cooperativas

Sustentabilidade, geração de renda e educação ambiental. As boas práticas ambientais realizadas nas escolas municipais de Santa Bárbara d’Oeste se transformaram em geração de renda por meio de parcerias com cooperativas de reciclagem. A média mensal de material reciclável arrecadada pelos parceiros chega a 1,3 toneladas.

Diversos projetos de sustentabilidade são desenvolvidos dentro das escolas. E pequenas atitudes acabam se transformando em mudanças de comportamento. Abolir o uso do copo descartável e disseminar conhecimento sobre o que representa consumir menos plástico, gera uma consciência e uma postura mais responsável perante a sociedade. Separar os resíduos é outro hábito que transforma. A parceria com as cooperativas dinamizou o processo da coleta seletiva, com as “bags” (coletores) dentro da escola e a coleta realizada pelas cooperativas semanalmente.

A iniciativa começou em maio com uma primeira reunião entre as cooperativas Recicoplast e Juntos Somos Fortes com a coordenação e equipe técnica da Secretaria de Educação. O projeto foi apresentado aos dirigentes das escolas municipais e a adesão foi total. Em julho as bags (coletores) foram enviadas para as escolas, e a parceria foi concretizada. 

O que seria apenas resíduo ganhou status de comprometimento e satisfação pelos profissionais de educação e alunos, em saber que aquele material não vai degradar o meio ambiente, mas sim gerar renda para várias famílias. Além de ser uma ação sustentável e social, é uma ação de cidadania. São 53 unidades escolares participando do processo, envolvendo mais de 15 mil alunos e 2 mil funcionários que destinam o que consomem diariamente na escola para as cooperativas. A Secretaria de Educação também faz parte do projeto, separando o lixo e revertendo para a reciclagem. 

“Uma das diretrizes da Administração do prefeito Denis Andia é cuidar do meio ambiente, e o papel da Educação é o de formar uma base sólida, com valores que permeiam a construção de uma sociedade cada vez melhor. E experienciar este processo de destinar corretamente o que não se usa mais, reciclar e ajudar famílias, faz com que nossas crianças sintam-se pertencentes ao todo, se comprometendo com ações cada vez mais sustentáveis. A visão muda, o hábito modifica, as atitudes transformam”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login