Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Presidente da Câmara pede mais vagas no Cross para pacientes de Sumaré


Presidente da Câmara pede mais vagas no Cross para pacientes de Sumaré Presidente da Câmara quer mais vagas do Cross para Sumaré

 


Na moção de apelo, Willian Souza também cobrou melhorias no atendimento do Hospital Estadual de Sumaré


 


O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), apresentou, na sessão ordinária desta terça-feira (20), moção de apelo ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, ao secretário de estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, ao diretor-superintendente do Hospital Estadual de Sumaré, Prof. Dr. Maurício Wesley Perroud Júnior, e ao deputado estadual Dirceu Dalben (PL), para que sejam ampliadas as transferências de pacientes do município pelo sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) para o HES. Após ser discutida pelos vereadores, a moção foi aprovada com 18 votos favoráveis.


De acordo com o documento, embora o Hospital Estadual seja referência de atendimento para toda a Região Metropolitana de Campinas, o serviço prestado à população de Sumaré tem deixado a desejar. O vereador aponta que a situação é agravada pelo mau funcionamento do Cross, que, por conta da demora, tem deixado pessoas com risco de morte na espera por vagas.


“Nas últimas semanas, cresceu exponencialmente o número de reclamações de pacientes que aguardam dias e até semanas para conseguir uma transferência. Esta situação causa risco de morte a quem necessita de atendimento e tratamento intensivo. Estamos diante de um sistema desumanizado, que trata os pacientes como meros números”, ressalta Willian.


Segundo o parlamentar, a demanda elevada das cidades vizinhas tem prejudicado a assistência aos moradores de Sumaré, além de impedir o bom funcionamento das duas UPAs da cidade, que ficam sobrecarregadas de pacientes que têm direito ao atendimento intensivo no Hospital Estadual.


O vereador acredita que “esse sistema precisa urgentemente ser revisto e passar a levar em conta o fator humano e a necessidade dos habitantes de Sumaré em receber atendimento rápido no hospital, instalado em uma área cedida pelo município no passado. Faltam leitos, faltam médicos e falta valorização dos profissionais que ali trabalham e dedicam a vida”, alertou.


 


 


 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login