Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura e Estado abrem escola pública de beleza em Hortolândia


Prefeitura e Estado abrem escola pública de beleza em Hortolândia Escola de Beleza em Hortolândia

 


Espaço inaugurado pelo prefeito Angelo Perugini e representantes da FUSSP, nesta segunda-feira (26/08), oferecerá cursos de Depilação e Design de Sobrancelhas


 


Hortolândia conta, a partir de agora, com mais um centro público de qualificação profissional, voltado a munícipes em vulnerabilidade social. É a “Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar”, uma parceria da Prefeitura de Hortolândia com o governo do Estado, inaugurada, nesta segunda-feira (26/08), pelo prefeito Angelo Perugini e três representantes do FUSSP (Fundo Social São Paulo), os diretores Guto Ramos (de Escolas), Marcos Barão (de Relações Institucionais) e Eduardo Pirajá (de Relações Governamentais). A cerimônia de inauguração do espaço, localizado dentro da central de serviços municipais HORTOFÁCIL, na Vila São Francisco, Região Central, reuniu dezenas de pessoas, dentre elas vereadores, empresários  e profissionais do ramo da beleza, aprendizes e familiares. O Quarteto Cultura Instrumental, da Secretaria de Cultura, animou os convidados.


“Aqui, vocês vão poder trabalhar a beleza e a elegância das pessoas.Eu sei que, nestas mãos, ao fazer muitos rostos e corpos, vocês trabalham também a mente das pessoas. Nosso curso aqui, mais do ensinar a cuidar da beleza por fora, vai também trabalhar isso: como serem melhores, mais felizes, mais auto realizadas, se darem conta do quanto são importantes e podem ser pessoas humanas, construindo uma cidade cada dia melhor. A cidade não são as avenidas, as pontes (mesmo estaiadas), nem os prédios grandes. Somos cada um de nós. Se a gente for lindo, bonito, a cidade será também. A cidade de Hortolândia se desenvolveu muito, porque as pessoas cresceram nos seus ideais, nas suas formas de ver e daí, tudo cresceu. Quando a gente se dá as mãos e é capaz de trabalhar juntos, é capaz de melhorar. Dou este exemplo na questão do Estado de São Paulo, que está estendendo a mão para nós, neste momento em que a economia do Brasil está tão difícil, e nos disse: Nós queremos fazer projetos com vocês! Nesta escola, queremos que vocês sejam cidadãs para a vida. O exemplo de como vocês vão trabalhar vai afetar e atingir muitas outras pessoas e este dinamismo vai fazer nossa cidade ser muito melhor”, afirmou Perugini.


“É uma honra estar aqui inaugurando esta Escola de Beleza, com estrutura maravilhosa. Parabéns por todo o trabalho que está sendo feito. Este é mais um dos grandes passos que o Governo do Estado estabelece junto à Prefeitura de Hortolândia, um trabalho maravilhoso. Gostaria de pedir a todos os alunos que aproveitem muito esta chance. É uma oportunidade muito grande de estudar nas escolas de beleza, nos cursos de Depilação e Design. Esta oportunidade que a Prefeitura está dando a vocês, que seja um passo para que possam se qualificar, buscar uma oportunidade nova no mercado de trabalho e, principalmente, para que possam ir atrás, se tiverem um interesse, no empreendedorismo e, desenvolvendo o empreendedorismo, que vocês possam dar uma oportunidade a outras pessoas que estejam próximas de vocês, para que também possa reduzir a vulnerabilidade na região, dando essas oportunidades, gerando renda e autonomia. Contem conosco, do Estado. Nós estaremos aqui, conversando com o prefeito, trazendo novidades para a cidade. Prefeito, conte conosco. Nós estaremos à sua disposição no que pudermos auxiliá-lo”, afirmou o diretor de Relações Institucionais do FUSSP, Marcos Barão.


O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, também ressaltou a importância da parceria entre Prefeitura e Estado. “Este é um projeto construído a várias mãos, pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. Essa escola representa para nós uma evolução do espaço que tínhamos, que vai ser ocupado em atividades produtivas para qualificar as pessoas que querem e têm interesse de melhorar de vida. Esse projeto é muito importante, é um dos muitos que vão acontecer. Atende a esta vocação, pois há vários espaços de beleza na cidade e, às vezes, não há profissional habilitado para trabalhar. Então, vai suprir uma demanda que a cidade precisa.”


Escola de Beleza


O novo centro de formação profissional funciona em salas climatizadas (5 e 6), no piso superior do HORTOFÁCIL, localizado na Rua Argolino de Moraes, 415, Vila São Francisco. No espaço, são ministrados dois cursos profissionalizantes, “Design de Sobrancelhas” e “Depilação”.


Inicialmente há duas turmas em funcionamento, uma às segundas e quintas-feiras e outra às terças e sextas-feiras, ambas no horário das 13h30 às 16h30, beneficiando 20 aprendizes, selecionadas pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), órgãos da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A carga horária dos cursos é de 60 horas/aula. Ao final, as aprendizes receberão certificado conferido pelo Governo do Estado e pela Prefeitura.


Segundo a presidente do Funsol-Hortolândia, Leila Pereira Dobelin, o objetivo da “Escola de Beleza” é oferecer qualificação profissional para homens e mulheres, com mais de 16 anos, em vulnerabilidade social.


Feliz por ter sido selecionada entre os referenciados no CRAS Jd. Novo Ângulo, a aprendiz Ruth Cordeiro Pontes, de 34 anos, dona de casa e mãe de dois filhos, aguardava um momento como estes. “É uma oportunidade que a gente estava esperando, pois estava sem emprego e sem perspectivas de trabalho. Vai abrir as portas para a gente”, planeja ela, interessada em especial pelas técnicas de Design de Sobrancelhas.


“Eu pretendo desempenhar ao máximo que puder no curso, aprender bastante e desenvolver cada dia mais, com toda a oportunidade que ele me der. Estou bastante animada”, afirma a aprendiz Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos, referenciada pelo CRAS Jd. Primavera, autônoma do ramo da beleza, que atua fazendo apliques de cabelo e trança.


Já a aprendiz Regina Rodrigues Barros, de 40 anos, referenciada no CRAS Jd. Novo Ângulo, que trabalha como manicure, quer ter outras possibilidade de trabalho. “Quero crescer profissionalmente. Conhecer um pouco de cada coisa na área da beleza”, diz ela, feliz por estar no curso.


NO PIC


Com a inauguração da Escola de Beleza, a Prefeitura amplia as ações de qualificação profissional no município, uma das prioridades do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). Por meio do Programa, o prefeito Angelo Perugini realizará mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC serão realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal.


 


 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login