Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova Odessa terá central online para regular espera em creches e escolas municipais


Nova Odessa terá central online para regular espera em creches e escolas municipais Reunião discute implantação do sistema online na rede municipal



 



A partir do ano que vem, pais e responsáveis não precisarão mais ir à Secretaria de Educação de Nova Odessa para acompanhar a evolução da fila de espera de vagas em creches e escolas municipais de tempo integral do ensino fundamental. A secretaria pretende implantar até o mês que vem um sistema informatizado para o gerenciamento do serviço, que vai permitir o monitoramento online.

De acordo com a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, o processo de contratação de uma empresa especializada no desenvolvimento e implementação do sistema está em andamento e deve ser concluído em 30 dias. Segundo ela, o serviço deve entrar em funcionamento em outubro, em fase experimental, com a inclusão das pessoas que já fizeram o cadastro e estão na fila de espera.

“É importante esclarecer que o cadastro da criança continuará sendo feito, impreterivelmente, na Secretaria de Educação, uma vez que é necessária a apresentação de uma série de documentos, como Certidão de Nascimento e comprovante de endereço, que são conferidos por um funcionário da pasta”, ressaltou a secretária. Ela explica que o sistema será alimentado apenas com dados de creches e escolas municipais em tempo integral. A dinâmica das demais séries não muda.


Segundo a gestora, a nova ferramenta regulamentará a espera por vagas.“O sistema vai classificar as famílias e as crianças de acordo com a ordem de inscrição. A central on-line de vagas vai gerar um protocolo, com número do documento e horário do cadastro, permitindo que os pais acompanhem de onde estiverem quantas pessoas foram atendidas e quantas estão na sua frente”, explicou Claudicir.


A secretária de Educação ressalta que o objetivo da iniciativa é dar mais transparência ao banco de vagas, principalmente de creches, dar oportunidade aos pais de fazerem o cadastro sem precisar ir à secretaria e garantir o atendimento de acordo com a ordem de inscrição. “Essa forma de acompanhamento é reconhecida como mais transparente, correta e justa na concorrência às vagas. Ele impede, por exemplo, a concessão de vaga a alguém que acabou de fazer inscrição em detrimento de outra pessoa que está numa lista de espera há mais tempo”, observou a responsável pela pasta.



“Com o novo sistema, os pais também poderão optar, caso sobre vaga em alguma escola do município, por ficar na lista de espera por uma escola que não seja do bairro. Preferencialmente, o sistema vai disponibilizar a vaga na escola mais próxima da casa da criança, como prevê a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)”, completou a secretária de Educação novaodessense.


Nesta quarta-feira (4), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza recebeu Claudicir e as diretoras de Ensino Infantil, Fabiana Vaughan, e Ensino Fundamental, Rosimar Paschoalim, para discutir detalhes do novo sistema. “A estrutura das nossas escolas, a qualidade do ensino e da merenda que oferecemos aos alunos são reconhecidas na região e no Estado de São Paulo. Com a central online de vagas, teremos uma gestão vai eficiente e profissional de todo sistema”, avaliou o prefeito Bill.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login