Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Joel Cardoso quer redução de 20% na tarifa de tratamento de esgoto


Joel Cardoso quer redução de 20% na tarifa de tratamento de esgoto Joel Cardoso quer redução na tarifa de esgoto de Sumaré

 


Vereador argumenta que apenas 80% da água tratada volta à rede em forma de esgoto, motivo pelo qual o consumidor não deveria ser obrigado a pagar pelo volume do resíduo não tratado


 


Uma alteração no cálculo da tarifa de água e esgoto pode deixar a conta mais barata para o consumidor final em Sumaré. A proposta de mudança é do vereador Joel Cardoso da Luz (SD), que protocolou o Projeto de Lei nº 258/2019 na secretaria da Câmara Municipal nesta terça-feira (10). A propositura será votada em plenário após passar pelas comissões parlamentares.


O vereador propõe que a tarifa cobrada pelo tratamento do esgoto feito pela concessionária BRK Ambiental corresponda a 80% do volume de água faturado. Atualmente, conforme explica o parlamentar, o valor cobrado pelo tratamento de esgoto refere-se a 100% do volume de água tratada.


“Não se justifica cobrar o mesmo valor da tarifa de água, pois apenas o montante de 80% da água que é consumida nas residências retorna na forma de esgoto. O correspondente a 20% é perdido na rega de jardins, no consumo de alimentos, na construção civil, na evaporação, em vazamentos, entre outros”, justifica Joel.


O parlamentar cita que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ao editar a Nota Técnica NBR-9649, que dispõe sobre o projeto de redes coletoras de esgoto sanitário, estabeleceu o “coeficiente de retorno (despejo) de 0,8”, confirmando o fato de que apenas 80% da água consumida é devolvida ao meio ambiente como esgoto.


Ainda conforme o Projeto de Lei, a nova tarifa será cobrada segundo valores estipulados pela estrutura tarifária vigente e incidirá somente sobre os imóveis servidos por sistema de redes coletoras existentes no logradouro público, respeitadas as isenções previstas em lei.


 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login