Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Última fase da obra de ampliação da Captação do rio Atibaia tem avanço de 30%


Última fase da obra de ampliação da Captação do rio Atibaia tem avanço de 30% Captação no Rio Atibaia

 

Realizada pela BRK Ambiental, vazão captada de água bruta já teve, em agosto, aumento de 600 l/s para 750 l/s

 

A terceira e última etapa das obras de ampliação e modernização da Captação do rio Atibaia já tem avanço de 30%. Realizada pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, a intervenção tem investimento de R$ 15 milhões e o objetivo de garantir o abastecimento de água pleno para 70% da população da cidade, o que corresponde a 190 mil sumareenses.

A terceira etapa consiste na instalação de um Sistema de Geração e Dosagem de Hipoclorito que terá a função de realizar a pré-cloração da água até a estação de tratamento de água. “Esse sistema permite a produção de hipoclorito no próprio local, de maneira automatizada e segura”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Sumaré.

“A cloração a partir da Captação tem o objetivo de garantir a qualidade da água e assegurar a eficiência do processo de desinfecção, ou seja, a ação do hipoclorito será mais efetiva uma vez que contará com o tempo ideal da captação até a ETA II. Será aplicado hipoclorito na água captada já na saída do bombeamento e neste percurso pelas adutoras até a ETA II – cerca de 6 km – haverá o tempo de contato do produto, dentro das adutoras que fazem esse transporte, melhorando o processo de desinfecção da mesma”, complementa o diretor.


A concessionária já conclui as fases 1, que corresponde a parti civil e montagem hidromecânica, e 2, que envolve toda a infraestrutura elétrica da captação, que foi remodelada para atender as ampliações e modernizações que estão sendo realizadas.

Com a conclusão dessas duas fases, já foi possível aumentar a capacidade de captação de água bruta de 600 l/s para 750 l/s, um incremento de 150l/s. “O avanço representa um aumento de 25% da vazão que, além de garantir segurança operacional, possibilita o crescimento sustentável da cidade e segurança hídrica, uma vez que é possível abastecer mais cerca de 50 mil pessoas com essa nova vazão”, explica Fernando.

A previsão é que a obra seja totalmente concluída em dezembro deste ano.


Obras complementares

A captação do rio Atibaia é responsável por abastecer a Estação de Tratamento de Água II, localizada no Parque Itália e que abastece as regiões do Nova Veneza, Área Cura, Picerno, Maria Antônia e Matão, o que representam 70% do município de Sumaré.

Essa estação também está em obras de modernização e ampliação, desde junho de 2018, para que seja possível ampliar a capacidade de tratamento para os mesmos 750l/s. “As obras na ETA II e na Captação do Atibaia são complementares e o objetivo é remodelar ambos os locais para que além de ser possível captar um maior volume, também seja possível produzir água com mais qualidade para a população de Sumaré.”

Interrupções no abastecimento

Nesta etapa da obra, não será necessário realizar interrupções no abastecimento de água da população.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login