Reder Circus sedia 2º Congresso Sul-Americano de Circo

Por Roberto 10/12/2019 - 10:25 hs

Reder Circus sedia 2º Congresso Sul-Americano de Circo
Congresso Sul-Americano de Circo acontece em Campinas


O objetivo é promover a aproximação dos diretores de circos da América do Sul para unificar propostas e reivindicar o reconhecimento da arte circense como Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil e na Unesco. O evento acontece de 10 a 12 de dezembro, no Reder Circus, que está instalado no estacionamento do Parque D. Pedro Shopping

O Reder Circus, instalado em Campinas, sedia, entre os dias 10 e 12 de dezembro, das 9h às 20h30, o 2º Congresso Sul-Americano de Circo. O evento reunirá mais de 150 representantes de diversos países, entre eles Argentina, Bolívia, Chile, México, Uruguai e Venezuela.


O Congresso tem como objetivo reunir as reivindicações dos diretores dos circos da América do Sul e propor o reconhecimento da arte circense como Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil e na Unesco. Quando da realização da primeira edição do Congresso, no Chile, o país-sede reconheceu o circo como Patrimônio Nacional. Agora, a expectativa é que o Brasil faça o mesmo. Esta condecoração é importante para que o segmento receba mais atenção do poder público.


Os circos sul-americanos reúnem mais de três mil coletivos, entre pequenos, médios e grandes, atraindo anualmente um público de mais de cinco milhões de espectadores. Nesta cadeia produtiva, são empregadas mais de 50 mil pessoas, entre artistas, técnicos e outros colaboradores, que atraem para as cidades visitadas um forte potencial turístico e econômico.


Programação

Na data de abertura - 10 de dezembro – é comemorado no Brasil o “Dia Nacional do Palhaço”. O evento contará com a presença de Dedé Santana, que iniciou sua carreira em circo e ficou conhecido nacionalmente como integrante do grupo humorístico “Os Trapalhões”.

Os painéis diários, que acontecem das 9h às 17h, visam à troca de ideias sobre direitos e deveres dos representantes e contarão com especialistas na mediação das mesas. Entre os temas abordados estão “o panorama histórico do circo na América do Sul”, os “incentivos políticos de cada país”, a “burocracia e legislação do circo brasileiro”, discussões sobre a “logística dos espetáculos”, “marketing e comunicação das marcas” e “inovação nas produções”. No hall do Congresso, expositores e fornecedores apresentarão produtos voltados ao segmento circense, incluindo livros sobre o tema.