Chuva de ontem representa quase 30% do previsto para janeiro, diz DAE

Por Roberto 13/01/2020 - 11:56 hs

Chuva de ontem representa quase 30% do previsto para janeiro, diz DAE
Chuva de ontem provocou alagamentos em vários pontos da cidade

As chuvas que atingiram Santa Bárbara d'Oeste neste domingo (12) representaram 74,4 mm, de acordo com informações do DAE (Departamento de Água e Esgoto. Considerando que a média prevista para o mês de janeiro é de 250 mm, só ontem choveu quase 30% dessa expectativa.


Desde o começo do ano até agora, foram registrados na cidade 188,3 mm de chuvas. Para esta segunda-feira (13), a previsão é de mais chuva, de acordo com a meteorologia.

Para o DAE, as precipitações para este mês são consideradas boas e os dados são fornecidos pelo pluviômetro instalado na Represinha do Jardim Santa Alice, monitorado pela equipe técnica da autarquia. 


SISTEMA

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pluviosidade (ou "unidade de medida de precipitação") é o milímetro (mm). Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Isso significa que ontem (12) choveu 74,4 litros em uma área equivalente a 1 metro quadrado. No mês, são 188,3 litros por metro quadrado.