Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara de Nova Odessa se programa para realizar sessões e audiências públicas à distância


Câmara de Nova Odessa se programa para realizar sessões e audiências públicas à distância Câmara de Nova Odessa vai realizar sessões por videoconferência


Vereadores aprovaram projeto que autoriza os encontros sendo feitos com uso de ferramentas virtuais

 

Reunidos na 2ª sessão extraordinária de 2020, na tarde desta quinta-feira (dia 2), os vereadores de Nova Odessa aprovaram o projeto que permite realizar sessões e audiências públicas por videoconferência durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que exige quarentena e isolamento social das pessoas. Agora, a Câmara estuda a melhor forma de retomar os trabalhos rotineiros, com o uso da tecnologia via Skype.


O vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), propôs uma emenda ao Projeto de Decreto Legislativo elaborado pela Mesa Diretora, determinando que somente as audiências de revisão do Plano Diretor fossem excluídas da possibilidade. O argumento de Leitinho e do coautor, Antônio Alves Teixeira, o Professor Antônio (PSD), é que a presença dos munícipes em plenário é ‘imprescindível’ para a discussão de propostas e as sugestões.


No entanto, ambos disseram que, enquanto perdurar a situação de pandemia do novo coronavírus, não haveria condições de promover tais audiências públicas. A emenda acabou aprovada por 6 votos a 2, placar igual ao do projeto – já com a inclusão do texto modificado – que autoriza realizar as ocasiões por videoconferência durante a vigência do Decreto nº 4.182, no qual a Prefeitura declarou ‘estado de calamidade pública’ no município.


Na semana retrasada, a Câmara publicou ato suspendendo a realização das sessões rotineiras, chamadas de ‘ordinárias’, assim como fechou os gabinetes dos vereadores e o acesso do público externo. Tudo como forma de contribuir na prevenção ao novo coronavírus. A ideia é, a partir da autorização por lei, retornar com as sessões normais, mas realizando-as de modo ‘à distância’, para discussão também de moções e requerimentos.

“Vamos implantar somente quando os vereadores estiverem familiarizados com o sistema”, garante o presidente, Vagner Barilon (PSDB). “O objetivo é voltar com o trabalho normal dos vereadores em plenário, discutindo e votando requerimentos, moções e projetos. Mas fazendo de modo virtual”, ressalta. As sessões e audiências são transmitidas ao vivo pelo site da Câmara, pela página oficial no Facebook e canal próprio do YouTube.

Barilon lembra que os especialistas da área epidemiológica não sabem quando será possível permitir novamente aglomerações de pessoas. “O coronavírus é uma preocupação de saúde mundial e não temos como saber quando haverá um mínimo de normalidade novamente”, pondera o presidente do Legislativo. “Mas, como a Câmara não pode parar e ficar limitada a sessões extras, estamos vendo maneiras de retornar com a rotina”, completa.

Durante a sessão extra dessa semana também foi aprovado o projeto que autoriza a Prefeitura a conceder a reposição inflacionária de 4% nos salários, cesta mensal e de Natal, vale ou ticket-refeição e auxílio-alimentação de todos os servidores municipais, exceto os agentes políticos (prefeito, vice e secretários) e os comissionados. A ideia é repor as perdas salariais dos últimos 12 meses, com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FIPE).



 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login