Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

ITA recebe doação para desenvolver equipamento para monitorar coronavirus no ar


ITA recebe doação para desenvolver equipamento para monitorar coronavirus no ar MPT doa valor de ação trabalhista para ITA

O Ministério Público do Trabalho (MPT) destinou R$ 250.000,00 de uma ação trabalhista para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por meio da Fundação Casimiro Montenegro Filho, para o desenvolvimento de um equipamento para o monitoramento da presença do coronavírus (SARS-CoV-2) nas partículas do ar. O trabalho será desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Bioengenharia do ITA, em parceria com o Laboratório de Genômica Médica do Hospital A. C. Camargo Cancer Center e com o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) da Força Aérea Brasileira.


Segundo os pesquisadores, o projeto consiste em um equipamento nacional, de baixo custo e de fácil acesso quando comparado aos similares produzidos em outros países. Ele fará o monitoramento seguro da presença de microrganismos dispersos no ar, em particular o coronavírus, em áreas de grande circulação de pessoas como hospitais, aeroportos, indústrias, salas de espera e estabelecimentos comerciais, entre outros.


“A importância estratégica desse equipamento inovador para o enfrentamento a curto, médio e longo prazo da epidemia de Covid-19 e de outros patógenos diz respeito à possibilidade de monitoramento da presença do novo coronavírus em qualquer tipo de ambiente, inclusive laboral, contribuindo para a proteção da saúde de profissionais, incluindo aqueles da área da saúde e outros serviços essenciais, associada ao levantamento, catalogação e tratamento de informações sensíveis para a definição de planos de ocupação de espaços de aglomeração públicos e privados”, aponta o procurador Silvio Beltramelli Neto.


A verba destinada pelo MPT, com o apoio do juiz Vinicius de Miranda Taveira, da 5ª Vara do Trabalho, que autorizou a destinação em despacho, será investida na produção do protótipo, incluindo a aquisição de equipamentos, insumos, serviços e equipe técnica, além de outras despesas decorrentes do projeto.

No projeto protocolado nos autos, a equipe do ITA fez uma análise da rápida proliferação do coronavírus e que, neste sentido, “medidas de prevenção, monitoramento e controle têm papel fundamental e devem ser implementados o mais rápido possível, por serem soluções legitimadas pela ciência e que servem de instrumento muito claro, para o coletivo social, da presença ou não do SARS-CoV-2. Dados gerados deste modo podem prevenir ou antecipar possíveis novas ondas de retransmissão e contágios decorrentes de novas mutações do vírus e podem liberar áreas que mostram ausência de partículas virais infectantes”.


Em despacho, o judiciário trabalhista já determinou a transferência dos valores para a conta bancária da Fundação; a verba encontra-se depositada em conta judicial.

Processo nº 0000268-13.2012.5.15.0092




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login