Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

BRK Ambiental inicia monitoramento on-line e em tempo real da pressão da água de Sumaré


BRK Ambiental inicia monitoramento on-line e em tempo real da pressão da água de Sumaré BRK Ambiental faz monitoramento da pressão da água


A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, iniciou neste mês a instalação de equipamentos que irão monitorar em tempo real a pressão da água nas redes de distribuição e nas estações de bombeamento de água da cidade.

Com os dados obtidos de forma on-line, a concessionária conseguirá verificar as pressões do abastecimento de água ao longo de todo o sistema, bem como, o comportamento deste parâmetro durante todo o dia. Desse modo, será possível criar uma base de dados e um padrão de monitoramento que irá possibilitar, além de um melhor controle do sistema, estudos para melhorias futuras.

“Com este controle, iremos melhorar a eficiência operacional do sistema de água em Sumaré, além de possibilitar maior agilidade nas ações frente às oscilações identificadas, já que teremos plena visualização de todo o sistema de abastecimento e bombeamento da cidade em tempo real e de forma on-line”, explica Rafaella Lange, gerente de operações.

 

O equipamento é compacto e sua comunicação ocorrerá por meio de antenas que enviarão os dados sobre as pressões nas redes e nas bombas para um servidor que disponibilizará essas informações em um site. As equipes de Gestão de Perdas e de Abastecimento conseguirão verificar as informações de forma on-line e em tempo real por meio desta plataforma.

Também será possível localizar prováveis rompimentos de redes logo no início da ocorrência, identificar regiões críticas que necessitam de melhorias, acompanhar casos de oscilações no abastecimento, as retomadas e normalização, identificar as áreas que necessitam de válvulas reguladoras de pressão, entre outros.

Já nas estações de bombeamento de água será possível monitorar quedas de energia, rompimentos de redes, problemas elétricos ou mecânicos e perda de eficiência das bombas, por exemplo.

“Teremos uma visão ampla de todo o sistema de abastecimento de água, o que possibilita a redução do índice de perdas e a antecipação de possíveis ocorrências nas redes e bombas, evitando, assim, longos períodos de falta de água para a população”, complementa a gerente.

No total, serão 109 equipamentos instalados em diversos pontos da cidade, abrangendo todo o sistema de abastecimento de água. Deste total, 88 serão instalados nas redes de distribuição de água e 21 nas estações de bombeamento. Até o momento, já foram instalados cerca de 64 equipamentos em diversos pontos da cidade. A previsão é que todo o trabalho de instalação dos equipamentos seja concluído até o final de julho.

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Recomendações

Diante da pandemia de Covid-19, a recomendação dos órgãos sanitários e das autoridades médicas é para que as pessoas evitem aglomerações e deslocamentos que não sejam essenciais. O período também exige atenção redobrada com a limpeza e higiene pessoal e, nesse sentido, é fundamental alguns cuidados básicos para evitar o desperdício de água, o que pode também auxiliar no controle do orçamento, com a redução do consumo mensal.

“É sempre importante reforçar que a água é um dos recursos naturais mais importantes para garantir a sobrevivência humana, porém ele é finito é deve ser utilizado de forma consciente. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, além de contribuir para a redução do consumo mensal”, recomenda a gerente.

Confira dicas de como fazer o consumo consciente da água no Blog da BRK Ambiental.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login