IZ comemora leva à mesa do consumidor o que há de melhor em tecnologia de produção animal transferida ao produtor rural

Por Roberto 15/07/2020 - 12:32 hs

IZ comemora leva à mesa do consumidor o que há de melhor em tecnologia de produção animal transferida ao produtor rural
Instituto de Zootecnia comemora 115 anos de atividades

 

Instituto da Secretaria de Agricultura apresentará ao público a pesquisa científica que envolve cada cadeia de proteína animal

 

A refeição do nosso dia a dia está, sem dúvida, vinculada a ciência e tecnologia, difundidas pelos Institutos de Pesquisa em agropecuária que têm papel primordial nos alimentos consumidos pela população. Por isso, para comemorar os 115 anos de fundação, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará eventos ao vivo pelas redes sociais, abordando o tema “Como o IZ chega à sua mesa”, com a participação do secretário da pasta, de pesquisadores e de parceiros do mercado agropecuário. O evento tem início com live em 15 de julho. Nos dias 16 e 17 de julho ocorreram três webinários, em três horários, transmitidos ao vivo via Youtube, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).



 

Para expor o trabalho, quarta-feira, 15/7, às 17h, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, juntamente com o diretor técnico de departamento do IZ, Luiz Ayroza, irão contextualizar os 115 anos, abordando o tema “Como o IZ chega à sua mesa”, por meio de três cadeias produtivas – carne, leite e aves e ovos.

 

Participam também do encontro online, os convidados, pecuarista Oswaldo Furlan Junior, presidente do Grupo Pecuária Brasil (GPB) e proprietário da Agropecuária OFJ, e Karla Camargo, diretora de Relações Governamentais da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.



 

A live sobre as cadeias produtivas visa abordar a importância econômica e os resultados das pesquisas científicas que beneficiam o produtor rural e a sociedade consumidora dos produtos agropecuários e de seus derivados.

 

A Cadeia Produtiva da Carne será representada pela diretora e pesquisadora do Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, Joslaine Noely dos Santos Gonçalves Cyrillo, zootecnista com atuação em melhoramento genético de bovinos de corte.



 

Representando a Cadeia Produtiva Leite, o diretor e pesquisador do Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite, Luiz Carlos Roma Júnior, engenheiro agrônomo, com atuação em qualidade do leite.

 

Para abordar sobre a Cadeia Produtiva de Aves e Ovos, o zootecnista José Evandro de Moraes, pesquisador do Centro de Pesquisa de Zootecnia Diversificada, com atuação na área de avicultura.



 

Ayroza salienta que o IZ procura sempre se adequar e transferir os avanços científicos e tecnológicos ao produtor rural, buscando viabilizar a sustentabilidade e o bem-estar animal nos modelos de produção existentes. “Pesquisas científicas e tecnológicas são fundamentais, pois oferecem oportunidades e inovações aos produtores e podem ser utilizadas em todo o País.”

 

“Atualmente, estamos dando continuidade aos projetos relativos às áreas estratégicas de pesquisa no IZ: Produção sustentável de carne; Produção sustentável de leite; e Sistemas integrados de produção agropecuária. Ao mesmo tempo estamos implantando uma nova organização e funcionamento do sistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação da APTA, aderente com a proposta de reestruturação da Secretaria, que tem por objetivo melhorar a eficiência da gestão pública”, destaca Ayroza.