Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Limeira decreta lockdown nos próximos dois finais de semana


Limeira decreta lockdown nos próximos dois finais de semana Prefeitura age com rigor no isolamento para conter avanço da doença

Venda de bebidas alcoólicas será proibida das 18h às 8h

A aceleração dos casos de coronavírus e a alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI levaram o prefeito Mario Botion a decretar lockdown em Limeira. A determinação valerá para os próximos dois fins de semana, dias 25 e 26 de julho e 1º e 2 de agosto. Nesses dias, atividades comerciais e industriais serão proibidas, com exceção da venda de alimentos pelo sistema de delivery, serviços de saúde (hospitais e farmácias), indústrias alimentícias, entre outros serviços especificados em decreto, publicado em edição extra hoje. A partir de amanhã (22), a comercialização de bebidas alcoólicas também será vetada, no período das 18h às 8h. A restrição vigorará até 2 de agosto. O anúncio ocorreu durante entrevista coletiva online de imprensa, nesta terça-feira (21), no Paço Municipal (Edifício Prada), com a participação do secretário de Saúde, Vitor Santos, e do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.


Apesar de todas as ações de conscientização da prefeitura sobre a necessidade de isolamento social, o chefe do Executivo afirmou que a população não está seguindo adequadamente as recomendações de distanciamento - o que vem causando a rápida disseminação do vírus no município. “Estamos buscando aumentar ainda mais os leitos de UTI e de enfermaria, mas nesse momento, pela forma como a maioria dos limeirenses tem tratado esse assunto, nos vimos obrigados a decretar lockdown”, frisou.
A medida, conforme Botion, visa diminuir a circulação das pessoas e a velocidade de contaminação, para que os serviços de saúde do município possam acolher adequadamente as pessoas contaminadas e que precisam de tratamento. Paralelamente ao lockdown, ele falou sobre a importância de a população manter as medidas de higiene, que incluem o uso de máscara e a intensificação da limpeza das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.


Botion destacou que, desde o início da epidemia, a prefeitura realiza sucessivos esforços para aumentar a estrutura de atendimento aos pacientes de Covid-19. Nesse sentido, ele citou a abertura da Unidade de Referência Coronavírus (URC), em parceria com os hospitais da cidade. A URC começou a funcionar em abril, com 16 leitos. Atualmente, são 72. “Estamos indo para a quinta etapa de ampliação da URC, mas as instalações físicas e o número de profissionais também têm limite”, salientou. Hoje, a taxa de ocupação da URC é de 87,2%.


Até o momento, Botion afirmou que não houve desassistência aos pacientes de coronavírus. Além da URC, ele observou que os hospitais do município também estão atendendo as pessoas contaminadas. “Nossa determinação é para que possamos acolher e tratar aqui nossos doentes. Para isso, precisamos da colaboração de todos”, disse.
O prefeito enfatizou que todas as aglomerações estão proibidas na cidade. E ainda, que os fiscais municipais, a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil estão fiscalizando o cumprimento das medidas de isolamento social e de restrições do comércio. “A fiscalização vai continuar com bastante rigidez”, disse.


O Decreto 257/20, que torna oficial todas as medidas anunciadas, foi publicado hoje (21) no Jornal Oficial do município. A consulta a esse documento pode ser feita pelo site da prefeitura, o endereço é: www.limeira.sp.gov.br
Serviço:
Vigência do lockdown: dias 25 e 26 de julho e 1º e 2 de agosto
O que pode funcionar: serviços de saúde (hospitais, farmácias e clínicas médicas); serviços de segurança pública e privada e de socorro (médico e guincho); clínicas de saúde animal; hotelaria; serviços públicos decorrentes de contratos públicos; serviços de radiodifusão, telefonia e internet; indústrias de produtos alimentícios; postos de combustíveis (das 8h às 18h); rodoviária; cartório; e serviços exclusivamente de fornecimento de alimento pronto para consumo por entrega domiciliar ou de entrega de gás (delivery).
O que não pode funcionar: indústrias, construção civil; comércios em geral, serviços em geral; atividades religiosas; serviços bancários (exceto caixa eletrônico); mercados, padarias, drive thru; drive in; feiras livres; festas e eventos; lojas de conveniência em postos de combustíveis; estacionamento rotativo (área azul); entre outros.
Venda de bebidas alcoólicas: a partir de amanhã (22) até 2 de agosto, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas, em qualquer estabelecimento comercial, no período das 18h às 8h. A restrição da comercialização desses produtos será ampliada nos dias de lockdown (25 e 26 de julho e 1º e 2 de agosto), quando não poderá haver nenhum tipo de venda nesse segmento.
Transporte público: nos dias de lockdown, será mantido apenas o fluxo de veículos necessários ao atendimento da demanda de profissionais da área de saúde (linha saúde).
Fiscalização: os estabelecimentos que descumprirem o decreto serão interditados imediatamente e estarão sujeitos às penalidades previstas em decretos anteriores.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login