Live cultural marca a noite de aniversário de Piracicaba

Por Roberto 31/07/2020 - 21:51 hs

Live cultural marca a noite de aniversário de Piracicaba
Antonio Chapéu, um dos participantes da Live Cultural


Artistas da cidade apresentam hino, poema e muita música boa no Facebook; antes, pela manhã, live especial de aniversário pergunta: o que você quer para Piracicaba e por que gosta tanto da cidade


Quatro apresentações culturais genuinamente piracicabanas com a participação da atriz Denise Del Vechio marcam o dia de aniversário da cidade, neste amanhã (1º de agosto, sábado). O evento será transmitido a partir das 19h no perfil do Facebook do pré-candidato à prefeitura pelo PT (Partido dos Trabalhadores), professor Adelino de Oliveira (@profadelinooliveira). Outras duas atividades do partido também estão agendadas para este sábado, uma interna e outra com a participação do público (veja detalhes abaixo).


Atriz de televisão, Denise coleciona célebres referências nos palcos, como a peça ‘Feliz Ano Velho’ e inúmeros prêmios como melhor atriz. Na live do começo da noite deste sábado, que leva o nome ‘Piracicaba celebra 253 anos: rica em cultura e diversidade’, Denise fala sobre arte e diversidade, abordando temas como democracia e cidadania.


A programação segue com Antonio Chapéu, profissional que coordenou o setor de teatro da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) durante 31 anos. Atualmente, Chapéu integra o Grupo Andaime, o Movimento Liberdade Liberdade, a Frente das Culturas, o Fligsp (Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo) e coordena o Ponto de Cultura Garapa e a Associação Cultural Arte. Na live, ele apresenta o poema ‘Acalanto de um caipira apaixonado’, do escritor piracicabano Cecílio Elias Neto.

Para a música, os internautas poderão curtir Ediana Maria de Arruda e Samba de Lenço. Ediana é uma herdeira desta tradição do universo afro-caipira e foi fortemente influenciada pelo seu avô, Antônio Carlos Ferraz, nome respeitado e admirado dentro do segmento cultural.


O grupo de maracatu Baque Caipira também marca presença com a sua coordenadora Natália Puke. O grupo percussivo surgiu em 2013 na cidade e tem como referência o maracatu de baque virado, mas se dedica a desenvolver uma linguagem própria nas composições rítmicas com destaque dos elementos da cultura afro-ameríndia e das manifestações populares da região do Vale do Rio Tietê.


O hino da cidade não poderia faltar e quem empresta a voz a ele é Elaine Teotônio. Ela canta a composição de Newton de Almeida Mello (1931), instituída como hino oficial do município pelo prefeito Adilson Benedito Maluf, em 1975, canção que ganhou fama com a dupla Craveiro e Cravinho.

MAIS LIVES!

A partir das 10h do sábado, o pré-candidato do PT, professor Adelino, abre uma live em seu Facebook (@profadelinooliveira) com a participação aberta ao público. Adelino está recebendo, em sua página da rede social, histórias e comentários sobre dois temas: o que você quer para Piracicaba e por que gosta tanto da cidade. Para participar, escreva no post relacionado ao assunto na citada rede social e curta a live especial de aniversário de Piracicaba.

Durante a tarde de amanhã, o PT Piracicaba realiza, em transmissão fechada, um encontro municipal virtual para confirmação das candidaturas do professor Adelino e da chapa de vereadores do partido para o pleito de 2020. O programa de governo também será assunto desta reunião ampliada do diretório do partido na cidade. Além do professor Adelino, participam o presidente do PT, Peneloti Mendes e o ex-prefeito da cidade, José Machado.