Piracicaba começa a receber empreendimentos de grandes construtoras

Por Roberto 05/08/2020 - 16:21 hs

Piracicaba começa a receber empreendimentos de grandes construtoras
Mercado de imóveis em alta em Piracicaba

Compreenda as razões que levam Piracicaba a ser atrativa para os investidores


Ao que tudo indica, o ano de 2020 será bastante produtivo para o mercado de imóveis em Piracicaba. De fato, essa conhecida cidade do interior do estado de São Paulo está começando a receber um número cada vez maior de empreendimentos oriundos de grandes construtoras.


No ano passado, ou seja, em 2019, os dados apresentados pelo mercado imobiliário atual no Brasil mostram que o ano em questão foi bastante positivo para o segmento. Nesse sentido, esse ano de 2020 deverá ser ainda mais promissor, de acordo com alguns indicadores econômicos, levando-se em consideração o progresso do PIB (Produto Interno Bruto) e a redução da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação de Custódia).

Quer entender por que esse cenário é otimista para o mercado imobiliário? Continue lendo este artigo.


As razões por trás da atratividade do mercado imobiliário em Piracicaba

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor de construção civil provavelmente crescerá aproximadamente 3% no ano de 2020, o que significa um poder de gerar cerca de 150 mil oportunidades de emprego formais até o final deste ano. De fato, as empresas estão devidamente preparadas para entregar 1 milhão de novas habitações nesse 1 ano, em comparação com as 580 mil unidades entregues no ano anterior.

A cidade de Piracicaba segue de perto esse novo fôlego e retomada de crescimento do mercado imobiliário. Uma evidência inegável do tamanho e intensidade da movimentação do segmento imobiliário na cidade é a chegada de duas novas construtoras na cidade, tendo em mãos os serviços exclusivos pela Frias Neto Consultoria de Imóveis, que conta com 31 anos de existência no setor imobiliário.


Com efeito, as construtoras que chegaram na cidade possuem perfis bastante distintos e com uma atuação marcante em suas respectivas regiões de origem. Elas exibem estar em uma etapa de franco crescimento e possuem como princípio norteador proporcionar experiências incríveis em termos de habitação, o que é bastante positivo para a cidade.

De acordo com o dono da empresa Frias Neto, o empreendedor Angelo Frias Neto, com a economia caminhando rumo à recuperação, os valores das propriedades imobiliárias soam bastante atrativos. Ademais, a taxa Selic, que determina o piso dos juros no Brasil e cuja redução provoca um impacto direto no oferecimento de crédito imobiliário, está em movimento de queda desde o ano de 2016 e esse ano alcançou o nível mais baixo da história.


Sendo assim, fica muito claro que o mercado imobiliário está bastante otimista e motivador, tanto para as pessoas que desejam adquirir um novo imóvel, quanto para aqueles sujeitos que pretendem vender um.

Em outras palavras, com as taxas de juros reduzidas, uma competição mais acirrada entre as instituições financeiras no mercado brasileiro, a volta do crédito ao mercado e mais opções de financiamento disponíveis, propiciando atraentes oportunidades para a compra de apartamentos à venda em Piracicaba, acaba servindo de incentivo para que as pessoas procurem mais por imóveis à disposição.


Os dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), apontam que entre os meses de dezembro de 2018 e novembro de 2019 aconteceu um aumento de aproximadamente 38,3% no contingente de empréstimos, em comparação com o mesmo período do ano precedente. Em resumo, o valor foi de R$55 bi para R$76 bi.

Por outro lado, a CBIC afirma que outro fator foi determinante para uma expansão nesse segmento, que nada mais foi do que a redução no estoque de imóveis, o que inclui apartamentos recém construídos, apartamentos ainda em fase de construção e imóveis na planta.

Isso se deu por conta da existência de uma demanda maior do que a oferta de empreendimentos. Isso quer dizer que em 2019 teve muito mais imóveis comprados do que lançados.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, a demanda por habitações no país é de 14 milhões de moradias até 2025. Conforme está enunciado no Relatório do Mercado Focus, difundido no início do ano, pelo Banco Central, a esperança é de que a economia esse ano cresça algo em torno de 2,30%.


Os motivos para se investir em imóveis em Piracicaba

Sempre que se fala em uma modalidade de investimento que possua bons rendimentos e ao mesmo tempo seja segura, a primeira coisa que vem à mente são os imóveis. Nesse sentido, é precisa saber muito bem como aplicar esse recurso financeiro para que se colha bons frutos.

Devido à instabilidade da economia, as pessoas tem optado por investir em algo seguro como os imóveis. No que tange especificamente à cidade de Piracicaba, ela foi classificada como a 31ª melhor cidade do Brasil para se investir em imóveis.

Anteriormente, o município ocupava o 37º lugar no ranking divulgado no começo do ano, conquistou uma pontuação mais elevada e continuou com a classificação de ótima para toda sorte de investimentos imobiliários. Ou seja, a cidade tem um enorme potencial de rendimentos tanto para os imóveis de baixo padrão quanto para os de alto padrão.

De acordo com um estudo promovido pela Macroplan Consultoria, a cidade de Piracicaba ganhou a posição de 2º lugar no quesito “melhores cidades para se viver”. Os indicadores levados em consideração foram as áreas da saúde, educação, segurança, cultura, sustentabilidade e saneamento.

Além disso, de uma boa qualidade de vida, Piracicaba também se destaca nos números. Dito de outra forma, o quanto o imóvel pode ser valorizado no decorrer do tempo. Nesse caso, Piracicaba galgou o 13º lugar no estado de São Paulo. Isso significa que ela é a 13º melhor opção quando o assunto é investir em imóveis. E isso vai desde adquirir uma kitnet em Piracicaba até um apartamento de proporções maiores.

Agora você já sabe os motivos e o contexto que levam Piracicaba a ter um aquecimento no mercado imobiliário e assim atrair o interesse de grandes construtoras. Além disso, entende o porquê investir em imóveis na cidade pode ser um bom negócio. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!