Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova Odessa constata irregularidades na ocupação de seis imóveis do Minha Casa, Minha Vida


Nova Odessa constata irregularidades na ocupação de seis imóveis do Minha Casa, Minha Vida Fiscalização da Prefeitura em imóveis ocupados irregularmente


A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Diretoria de Habitação, constatou indícios de irregularidades na ocupação de seis imóveis construídos com recursos do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. A fiscalização, motivada por denúncias anônimas, começou na terça (4) e foi concluída nesta quarta (5), em dez moradias dos conjuntos habitacionais Residencial das Árvores e Jardim Fibra. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal.



Nove das dez unidades fiscalizadas estão localizadas no Residencial das Árvores. Foram sete apartamentos visitados no condomínio Ipê Amarelo e outros dois nos conjuntos Ipê Branco e Ipê Roxo. “Encontramos indícios de ocupação irregular em cinco deles. A maioria estava ocupada por terceiros que, em alguns casos, admitiram declaradamente serem locatários, mas também recebemos denúncias de venda que serão apuradas”, afirmou o diretor de Habitação, Adriano Lucas Alves, o “Professor Adriano”, que coordenou a ação.

De acordo com ele, dois imóveis estavam desocupados e outros dois, habitados pelos verdadeiros proprietários. Entregue em 2015, o Residencial das Árvores é composto por 720 apartamentos distribuídos em três condomínios, na região do Jardim Alvorada.



O outro imóvel vistoriado foi uma das 144 casas de interesse social entregues em 2013 no Residencial Jardim Fibra. No momento da fiscalização, a unidade estava desocupada, mas vizinhos afirmaram que há moradores no local. “Como recebemos denúncia, relatamos como ocupação irregular para averiguação e notificação”, disse Professor Adriano.

O diretor de Habitação do município explicou que o relatório completo das vistorias será encaminhado à Caixa, que avaliará caso a caso e tomará as medidas cabíveis. Os dois conjuntos habitacionais foram construídos por meio dos programas ‘Minha Casa, Minha Vida’, do governo federal, e ‘Casa Paulista’, do Governo do Estado.



Conforme as regras dos programas, os mutuários não podem vender, alugar, emprestar, ceder ou abandonar os imóveis enquanto estiverem pagando as parcelas do financiamento à Caixa. Caso uma dessas situações seja comprovada, o proprietário perde a moradia, que é redistribuída para outra família da lista de espera mantida pela Administração Municipal.



2019. Em março do ano passado, uma força-tarefa da Caixa, da Diretoria de Habitação e do Procon, com apoio de guardas municipais, vistoriou 22 apartamentos do Residencial da Árvores. A ação foi deflagrada após denúncias de supostas irregularidades na ocupação dos imóveis. A propriedade dos imóveis segue sob investigação da Caixa.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login