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Santa Bárbara,25/04/2024

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Artesp está aberta para novas sugestões de local para praça de pedágio na SP-308


Artesp está aberta para novas sugestões  de local para praça de pedágio na SP-308 Lideranças regionais defendem mudanças nos projetos de praças de pedágio

 

color:#1D2228;mso-fareast-language:PT-BR">Tiroleses pedem antecipação da
construção do acesso aos bairros

 

No encontro com a deputada estadual Professora Bebel (PT), vereadores e
lideranças da região na tarde desta terça-feira, 25 de agosto, o diretor de operações
da Artesp
(Agência
de Transportes do Estado de São Paulo)
color:#1D2228;mso-fareast-language:PT-BR">, Alberto Rodrigues, disse que ainda
não está totalmente definido o local para instalação da praça de pedágios na
SP-308, que liga Piracicaba a Charqueada. No entanto, disse que o local mais
indicado, até este momento, é no Km 182 + 250 metros, apesar de ser enfatizado pelos
participantes que que tecnicamente, ambientalmente e socialmente o KM 187, já
em Charqueada, seria mais indicado, por provocar menores impactos.

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Na reunião, o diretor da Artesp confirmou a intenção da empresa Eixo São
Paulo, que venceu
o
leilão de concessão de
 1.273 quilômetros
de rodovias, entre Piracicaba a Panorama, que já assumiu a manutenção da
rodovia, pavimentar um trecho de aproximadamente quatro quilômetros ligando a
SP-308 ao bairro de Santana, como alternativa para o tráfego par os moradores
de Santana e Santa Olímpia, caso a praça de pedágios seja instalada no KM 182 +
250 metros, uma vez que será fechado o atual acesso. No entanto, não soube
precisar quando as obras deverão ser realizadas, se comprometendo ao professor
Valdemar Correr, representante da comunidade Trentino-tirolesa, a dar uma
posição nos próximos dias. “Só aceitaremos esta proposta caso celebrado um
termo de ajuste de conduta junto ao Ministério Público, assinado pela empresa e
a Artesp, estabelecendo o prazo e as obras a serem realizadas, uma vez que de promessa
as comunidades já estão cansadas”, disse Correr, lamentando que as decisões têm
sido tomadas pela Artesp sem consultar a comunidade.




Valdemar
Correr também defendeu que a Eixo São Paulo antecipe a construção de um novo acesso
à atual vicinal aos bairros de Santana e Santa Olímpia, ao invés de pavimentar
o atual trecho que é de terra e que ampliará o tráfego por Santana, o que já
causa contrariedade na comunidade, uma vez que as ruas do bairro não têm asfalto
que comporte fluxo intenso de veículos, inclusive com peso elevado, 
principalmente caminhões de cana. “Se for pavimentada esta nova vicinal de
acesso aos bairros, certamente mais de 500 mil toneladas de cana serão
 transportadas em caminhões que passarão por
Santana e que irá comprometer a pavimentação asfáltica”, disse.




Na
reunião, tanto a deputada Bebel como os vereadores Nelinho Noronha (Águas de
São Pedro) e Elias Candeias
 (São Pedro)
chamaram a atenção para o encarecimento do custo de vida da população da
região, em função dos pedágios. O diretor da Artesp argumentou que como já
havia informado a deputada Professora Bebel será implantado o desconto
progressivo, para quem utilizar os 30 dias do mês, por exemplo, na SP-308
(Piracicaba-Charqueada), o custo total será de R$ 71,85 por uma passagem,
enquanto que quem não tiver o desconto desembolsará R$ 150,75. Já na rodovia
SP-304, entre Piracicaba e Águas de São Pedro, o usuário pagará R$ 101,36, e
sem desconto o montante a ser pago será de R$ 169,14, também por uma passagem
diária, enquanto que na SP-304, no trecho entre Águas de São Pedro a Santa
Maria da Serra, com o desconto, o usuário pagará R$ 71,84 e sem desconto R$
175,27. No entanto, o vereador Nelinho Noronha e o professor da Unicamp Cléber
Rocco, morador em Águas de São Pedro, disseram que já há um abaixo-assinado com
2.400 assinaturas condenando a colocação de praça de pedágio na SP-304. Diante
da reclamação, o diretor da Artesp se comprometeu a agendar uma reunião
exclusiva para tratar do assunto.




O
vereador de Rafard, Alex Sandro Santos (PT) também participou da reunião e
cobrou acesso ao município, que foi fechado com a duplicação da Rodovia do Açúcar.
O diretor da Artesp também se comprometeu a agendar reunião exclusiva para
debater o assunto.



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KM 187 – Na reunião, foi reforçado que o melhor
local para instalação da praça de pedágios na SP-308 é o KM 187, porque
socialmente 80% dos moradores dos bairros de Recreio e Santa Luzia, conforme
estudos da própria Artesp, utilizam Piracicaba para trabalho e comércio, assim
como para estudos técnicos e superior, assim como ambientalmente viável pois
não existe córrego nas proximidades e o lençol freático é o mais profundo, não
havendo necessidade de licenciamento ambiental, e economicamente, uma vez que terá
menor custo de implantação, já que conta com rotatórias de retornos nos bairros
de Santa Luzia e
 Córrego da Onça. “Esses
três pontos atendem o tripé do desenvolvimento sustentável”, enfatiza Valdemar Correr. 




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