Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Com baixa umidade relativa do ar, Hortolândia mantém operação para monitorar focos de queimadas


Com baixa umidade relativa do ar, Hortolândia mantém operação para monitorar focos de queimadas Tempo seco favorece queimadas e Prefeitura monitora ações


A Prefeitura de Hortolândia, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realiza a “Operação Estiagem” contra focos de queimadas e incêndios em áreas verdes e espaços públicos e particulares da cidade. A falta de chuvas e a baixa umidade relativa do ar, nos últimos dias, aumentam as chances deste tipo de problema. A ação, desenvolvida por equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Defesa Civil municipal, vai até o dia 31 de setembro.



De acordo com a Secretaria de Segurança, mesmo com a intensificação do monitoramento das áreas de queimadas, é necessária a colaboração da população para não descartar, irregularmente, entulho, recicláveis ou material orgânico em áreas verdes e espaços públicos. Este crime ambiental contribui para o surgimento de focos de queimada.



De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a “Operação Estiagem” está em vigor desde o início de maio. A atenção para evitar os focos de queimadas está redobrada neste período, com equipes percorrendo áreas de focos todos os dias. 



"Esta é a época mais seca do ano, com baixos índices de umidade relativa do ar e de chuvas na região. Além da contribuição da população, é necessário redobrar os cuidados com a saúde neste período, porque problemas respiratórios são mais comuns nesta época do ano e há também o agravante da pandemia do Coronavírus",explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.



Atenção à baixa umidade relativa do ar

A Defesa Civil de Hortolândia está inserida no plano de contingência da Região Metropolitana de Campinas com o objetivo de acompanhar os índices de Umidade Relativa do Ar (URA). O plano alerta a população, caso os níveis estejam muito baixos. O Plano de Contingência está estipulado em quatro níveis:

I – Observação – URA de até 30%

II – Atenção – URA de 30% a 20%

III – Alerta – URA de 20% a 12%

IV – Emergência – URA abaixo de 12%

Segundo a Defesa Civil, a umidade do ar é mais baixa, principalmente, no final do Inverno e início da Primavera. O pico da baixa umidade do ar acontece no período da tarde, entre 12h e 16h. A concentração da poluição ajuda a aumentar os casos de gripe, viroses, doenças respiratórias e alergias. Outros sintomas frequentes são dores de cabeça, tonturas, náuseas e irritação nos olhos, nariz e garganta.

Denúncias pelo aplicativo da "Agenda Verde"

A Prefeitura pede a colaboração da população para não descartar irregularmente entulho e resíduos nem praticar queimadas. Estas ações são crime ambiental e estão sujeitas a multa. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Confira algumas dicas para evitar problemas de saúde durante a estiagem:

* Beba muita água

* Aumente o consumo frutas e vegetais na alimentação

* Mantenha o ambiente umidificado com equipamentos, toalhas úmidas ou bacias com água distribuídas pelos cômodos. Não deixe água parada por muito tempo em casa, para evitar que o local se torne um criadouro de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O ideal é trocar a água de baldes e bacias, diariamente.

* Limpe a casa com pano úmido

* Mantenha portas e janelas abertas, para melhorar a circulação do ar no ambiente

* Higienize os olhos com algodão úmido para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares

* Evite fazer exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 17h

* Evite objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia

* Evite o ar condicionado, pois o equipamento resseca ainda mais o ar

* Nunca fume em ambientes fechados





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login