Pandemia aumenta a procura por planos de internet mais rápidos

Por Roberto 21/09/2020 - 21:31 hs

Pandemia aumenta a procura por planos de internet mais rápidos
Desktop Internet opera em Santa Bárbara d'Oeste


Já não é nenhuma surpresa de que a pandemia do novo coronavírus fez com que os hábitos das pessoas sofressem uma mudança drástica nos últimos 6 meses. O consumo de internet não ficou de fora disso, aliás, o que já vinha tendo um crescimento considerável em anos anteriores, subiu exponencialmente no período de isolamento social. 




Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), desde o início da pandemia em março até o mês de julho, o número de acessos à internet por meio de planos de fibra óptica acima de 30 Mega subiram 18%, já o número de novas assinaturas teve um crescimento de 57% dentro do mesmo período. 



Especialistas apontam que o aumento da procura por planos de internet mais rápidos está diretamente ligado ao isolamento social e toda a logística que foi criado em torno dele. Por conta do trabalho em sistema de home office, aulas da rede pública e privada acontecendo de maneira online, além do fato de todo mundo estar conectado ao mesmo tempo, acessando plataformas de streamings e redes sociais, fez com que as pessoas parassem para analisar a qualidade da internet que estavam recebendo. Quem não tinha, resolveu assinar e quem já tinha, mas a demanda de internet passou a ser maior, optou por trocar de plano por velocidades que dessem conta desse novo normal.  


Quem ganhou com tudo isso foi a tecnologia da fibra óptica, considerada mundialmente com uma das melhores conexões disponíveis atualmente. Além de oferecer maior estabilidade, os planos de internet banda larga via fibra óptica tem se popularizado em todo o território nacional, o que fez com que o valor gasto em planos de internet também diminuísse. Não é difícil encontrar, em operadoras de grande ou pequeno porte, planos que ofereçam uma boa velocidade de conexão com preços acessíveis. 

Para além do transtorno causado pela pandemia que ajudou no aumento da procura da fibra óptica no Brasil, outro fator que já vinha há muito tempo contribuindo para o aumento dos acessos da fibra no país são as inúmeras operadoras locais e regionais que tomaram para si o dever de interiorizar o acesso à internet banda larga e acabam chegando onde as grandes não chegam. Um bom exemplo disso é a operadora https://desktopfibra.com/ atualmente quinta maior operadora no Estado de São Paulo, e que recém chegou a Santa Barbara d’Oeste, com planos de internet fibra de até 500 Mega de velocidade.


Há mais de 20 anos no mercado, a Desktop assim como outros provedores de pequeno porte, começou oferecendo planos de internet via rádio. Com a chegada da tecnologia fibra no mercado nacional e a necessidade de ampliar sua rede e entregar velocidades maiores, a operadora resolveu investir em infraestrutura. Hoje com sede em Sumaré, a Desktop já está presente em mais de 17 cidades da região de Campinas e Piracicaba.

https://desktopfibra.com