Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Postos de saúde de Sumaré poderão oferecer treinamento sobre primeiros socorros em caso de engasgamento de bebês


Postos de saúde de Sumaré poderão oferecer treinamento sobre primeiros socorros em caso de engasgamento de bebês Proposta foi aprovada pelos vereadores

 

Proposta apresentada pelo vereador Edgardo Cabral foi aprovada por unanimidade durante sessão realizada na Câmara Municipal, nesta terça-feira

 

Os pais, mães e responsáveis legais por recém-nascidos em Sumaré poderão receber orientações e treinamento sobre primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita de bebês. As orientações serão ministradas durante o pré-natal, por enfermeiros ou profissionais indicados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). O treinamento foi proposto por meio do Projeto de Lei nº 198/2019, de autoria do vereador Edgardo Cabral (Republicanos), aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Sumaré. O PL segue para sanção do prefeito Luiz Dalben.



Conforme a propositura, essas orientações serão reforçadas aos pais, mães ou responsáveis legais do recém-nascido na primeira consulta de puericultura, ocasião em que também serão oferecidas outras informações como dicas de amamentação e a verificação do peso.

 

"A ocorrência de engasgamento com liquido, leite materno ou mesmo saliva em bebês com menos de um ano de idade, embora seja muito comum, pode ser muito perigoso, podendo até levar a morte do recém-nascido. É necessário que os responsáveis estejam preparados para saber agir de forma rápida, e utilizar técnicas corretas para salvar a vida da criança.

 

As UBSs e ESFs deverão informar aos pais, mães ou responsáveis sobre a existência e disponibilidade do treinamento, durante o acompanhamento pré-natal, e afixar de forma visível uma cópia da lei, para que seja de conhecimento de todos. As unidades poderão ofertar essa capacitação de forma individual ou em grupos.

ORDEM DO DIA

Durante a 30ª sessão desta terça, outros dois projetos que constavam na Ordem do Dia foram aprovados pelos vereadores. O PL nº 264/2019, de autoria do vereador Ney do Gás (Cidadania), que institui o Programa de Meditação e Desenvolvimento da Inteligência Emocional na Infância e Adolescência, a ser desenvolvido em escolas públicas da rede municipal de ensino do Município de Sumaré, foi aprovado com 19 votos favoráveis.

Também foi aprovado, com 20 votos favoráveis, o PL nº 159/2020, de autoria do vereador Dr. Rubens Champam (PDT), que denomina a Rua 19 e a Rua 20 do Loteamento Parque Dante Marmirolli de Rua José Dias de Carvalho.

 

O PL nº 108/2020, de autoria do vereador Hélio Silva (Cidadania), que obriga o Poder Executivo a disponibilizar banheiros químicos aos trabalhadores das Regionais que executarem trabalhos externos, saiu da pauta por apresentação de emenda.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login